Veja como solicitar o Auxílio Gás que foi liberado exclusivamente para alguns brasileiros que realmente tem necessidade hoje
Ana Santos Publicado em 22/05/2024, às 01h00
O Auxílio Gás, que ajuda milhares de brasileiro em todo o país, foi antecipado para os beneficiários do Rio Grande do Sul em razão das enchentes que atingiram a região.
O anúncio e confirmação dessa antecipação foi feito pela Caixa Econômica Federal na sexta-feira, dia 17 de maio, e a medida tem como objetivo ajudar esses moradores que foram atingidos pela tragédia, devido às fortes chuvas e alagamentos no sul do país.
Essa medida irá ajudar demais todos os moradores afetados, oferecendo um pouco de alívio em meio à situação atual.
Esse benefício do Governo Federal, conhecido como "Auxílio Gás", é muito importante para o povo brasileiro e, em especial, para aquelas famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social.
O auxílio oferece uma ajuda de custo para a utilização do gás de cozinha, para que essas pessoas conseguiam utilizar o gás para prepararem suas refeições diárias, por exemplo.
Esse benefício do governo que tem como objetivo dar uma assistência social às famílias é, geralmente, pago a cada dois meses, sendo que o último registrado foi em abril deste ano. Sendo assim, o próximo pagamento do auxílio gás aconteceria em junho.
Porém, como as famílias que foram atingidas pelas enchentes e alagamentos no Rio Grande do Sul (RS) tem passado muita dificuldade e enfrentado obstáculos como a perda de itens pessoas, casas, comida e mais, o Governo Federal decidiu antecipar o pagamento desse benefício do Auxílio Gás.
Sendo assim a nova previsão de pagamento, agora, é para este mês de maio de 2024. Ou seja, todos os moradores do Rio Grande do Sul que estejam devidamente inscritos e com o cadastro aprovado no Auxílio Gás, podem receber o valor da parcela de maneira antecipada.
Essa antecipação será unificada, também, com os pagamentos do benefício do Bolsa Família, já que esses dois benefícios sociais costumam seguir o mesmo calendário de repasses do governo.
Dessa forma, as famílias do Rio Grande do Sul (RS) podem receber os benefícios ainda neste mês de maio. O calendário de pagamento do Bolsa Família também já foi divulgado pelo Governo Federal.
O valor é de 100 reais, para todos aqueles que são inscritos no programa federal para receber essa assistência de custo.
Para receber esse benefício do Governo Federal, o morador deve ter uma renda por mês de até meio salário mínimo, além de estar devidamente inscrito no CadÚnico, o Cadastro Único do Governo Federal para Benefícios Sociais (CadÚnico).
Os pagamentos são feitos pela Caixa Econômica Federal, e os moradores podem retirar esses valores através de saques em bancos, caixas eletrônicos, lotéricas e mais.
Alerta Importante para Aposentados no Brasil! O que vai acontecer AGORA?
Como solicitar o Vale-Gás pelo WhatsApp do MDS? Guia completo
Benefícios do Caixa Tem para 2025: veja lista atualizada e oficial
Bolsa Trabalho garante mais de R$ 500 para quem está na lama e quer nova chance
É fim do Auxílio-Gás? Brasileiros buscam alternativas e Pulam de Alegria com o programa substítuto
PAGAMENTO Suspenso dos inscritos no Cadastro Único para o Caixa Tem