Antonio Oliveira Publicado em 05/07/2024, às 19h00
O saque-aniversário do FGTS tem sido uma alternativa muito interessante para os trabalhadores que buscam ter acesso em todos os anos para uma parte de seus recursos financeiros.
Iniciado durante a pandemia de Covid-19 em 2020, este método permite um fluxo de caixa adicional que pode ser fundamental em tempos de necessidade econômica. Saiba como ficar por dentro de como essa modalidade funciona e quais são as principais datas para o ano de 2024.
É fundamental ter a percepção de saber como você pode se beneficiar do saque-aniversário. Não é somente sobre ter um dinheiro reservado para imprevistos, mas também é sobre poder ter o controle de suas finanças e cuidar de sua liquidez sem esperar por situações extremas como uma demissão do trabalho sem justa causa.
O Saque-Aniversário permite que os trabalhadores possam ter acesso a parte dos recursos financeiros que estão como saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) uma vez ao ano, no mês de seu aniversário. Porém, essa opção acaba gerando algumas restrições e características, como a de não ser possível sacar o valor integral depositado na conta.
Para conseguir realizar o saque-aniversário, a pessoa deve:
Assim que a adesão for realizada, a pessoa que fez a solicitação precisa ficar nesta modalidade por ao menos 25 meses. Se a pessoa for desligada da empresa neste período, ela não poderá sacar o valor total do saldo, apenas os percentuais do saque-aniversário.
O calendário para o saque-aniversário do FGTS de 2024 foi implementado pela Caixa Econômica Federal. Os saques começam já no início de cada, mês, se estendendo até o final do mês de forma antecipada a cada período de saque.
Como exemplo, os nascidos em janeiro podem iniciar os saques de 2 de janeiro até 29 de março. E essa sequência vai seguindo durante todos os outros meses. Veja abaixo:
Para quem precisa de fundos de uma forma mais rápida, existe a opção de antecipar até cinco saques do saque-aniversário. Essa facilidade é oferecida pela Caixa e não precisa passar por análise de crédito para poder receber. As taxas aplicadas nessa opçãoa também são consideradas mais acessíveis comparadas a outras linhas de crédito.
Canetada do Governo faz beneficiários do Auxílio-Doença do INSS ficaram em ALERTA TOTAL
"Esperar a folha virar" do Bolsa Família para receber pagamento; o que isso significa?
Antecipar abono salarial PIS/PASEP 2025: datas, pagamento, valores! Guia completo
Todos que recebem o BPC devem FICAR ALERTA com a nova decisão do programa
Aposentadoria antecipada! CLT nunca mais: veja como conseguir se aposentar antes do prazo INSS
Faça Isso e garanta R$500 reais na conta com o Cadastro Único