BOLSA FAMÍLIA

Espanto e Choro com exclusão do BOLSA FAMÍLIA para este grupo de pessoas

Foi anunciado pelo governo federal cortes impactantes em gastos, incluindo reduções em benefícios sociais como o Bolsa Família.

Antonio Oliveira Publicado em 16/07/2024, às 22h40

Espanto e Choro com exclusão do BOLSA FAMÍLIA para este grupo de pessoas - Reprodução

Foi anunciado pelo governo federal cortes impactantes em gastos, incluindo reduções em benefícios sociais como o Bolsa Família.

Isso gerou preocupação entre as milhões de famílias que dependem desse programa de assistência. Porém, existem diversos jeitos pelos quais os beneficiários podem consultar sua situação atual e acompanhar os próximos pagamentos.

Corte de gastos e impacto no Bolsa Família

A equipe de economia do governo federal divulgou um corte de quase R$ 26 bilhões em gastos para o próximo ano, incluindo reduções em muitos programas sociais.

Essa medida faz parte de um "pente fino" que tem como objetivo revisar benefícios e despesas consideradas desnecessárias em todas as pastas governamentais.

Por mais que os detalhes sobre esse pente fino não tenham sido informados, o ministro Fernando Haddad e a ministra Simone Tebet explicaram que uma proposta de bloqueio ou contingenciamento será apresentada no relatório de despesas em julho. Isso quer dizer que mudanças e adaptações nos programas sociais, como o Bolsa Família, estão por vir.

Consulta pelo Cadastro Único

O primeiro jeito de confirmar a situação do seu benefício Bolsa Família é por meio do site do Cadastro Único (CadÚnico). Essa plataforma possibilita acessar informações sobre o recebimento dos benefícios a partir da sua conta cadastrada no portal Gov.br.

Quando acessa o sistema, você pode identificar a situação de todos os programas sociais do governo dos quais faça parte. Para isso, clique no campo "Meu Benefício". Nessa seção, é possível obter um comprovante de cadastro na opção "Consulta Simples" ou informações detalhadas na área de "Consulta Completa".

Além disso, o sistema também mostrará o seu Número de Identificação Social (NIS), que é essencial para determinar a data de pagamento do Bolsa Família.

Você também poderá visualizar os dados de identificação do responsável pela casa e de todos os integrantes do grupo familiar.

Consulta através do aplicativo do Bolsa Família

Outra alternativa para consultar a situação cadastral e os próximos pagamentos do Bolsa Família é por meio do aplicativo oficial do programa. Esse aplicativo está disponível para download nas plataformas Play Store, para dispositivos Android e na Apple Store para dispositivos com sistema iOS.

Depois de instalar o aplicativo em seu dispositivo, clique na opção "Consulta". O acesso pode ser realizado de duas maneiras: pelo número do CPF ou com uma senha criada de forma exclusiva para o app do Bolsa Família. Se ainda não tem uma senha, você pode cadastrá-la de acordo com as instruções na tela.

Ao acessar o aplicativo, você poderá visualizar um cadeado com a informação sobre o seu benefício, indicando se está ou não liberado.

Para uma consulta ainda mais completa e integrada, o Governo Federal disponibiliza o aplicativo oficial do Bolsa Família, anteriormente chamado pelo nome de Auxílio Brasil.

Baixe o aplicativo do Bolsa Família em seu dispositivo e siga os passos a seguir:

  1. Abra o aplicativo e escolha a opção "Consultar Benefício";
  2. Digite seu CPF ou NIS e a senha do aplicativo;
  3. Acesse informações detalhadas relacionadas ao seu benefício, como valor, data de pagamento e extrato de pagamentos.
BOLSA FAMÍLIAGOVERNO FEDERALBENEFÍCIOSEXCLUSÇÃO DO BOLSA FAMÍLIA

Leia também

Ter isenção máxima de financiamento para Imóveis Caixa pelo programa Bolsa Família! Saiba tudo


Bolsa Família anuncia HOJE os valores e datas de pagamentos oficiais


Calendário oficial do Bolsa Família: mais de 20 milhões de famílias serão beneficiadas


Bolsa Família Hoje (13/10) alerta importante para todos os beneficiários


Bolsa Família salva o mês de outubro e revela hoje (12/10) novo pagamento de + R$ 750


Bolsa Família RATIFICA pagamentos de outubro: NIS 0,1,2,3,4,5,6,7,8e9.