O benefício do Bolsa Família terá um aumento na parcela relacionada ao mês de junho, por conta do acréscimo do Auxílio Gás.
Antonio Oliveira Publicado em 28/05/2024, às 17h00
O benefício do Bolsa Família terá um aumento na parcela relacionada ao mês de junho, por conta do acréscimo do Auxílio Gás, de acordo com o comunicado emitido pelo Governo Federal.
Essa ação visa contribuir com o poder de compra das famílias em meio ao cenário de inflação em crescimento, principalmente nos preços do gás de cozinha.
O valor da atualização da parcela será confirmado de acordo com base no valor referente ao Auxílio Gás vigente para o mês de junho, estabelecido em R$ 110. O Auxílio Gás é um benefício bimestral, com foco nas famílias de baixa renda, visando auxiliar na aquisição de botijões de gás de cozinha, um item considerado de necessidade básica para o orçamento doméstico.
Não será preciso que os beneficiários do Bolsa Família façam alguma inscrição adicional para receber o valor com acréscimo. O crédito será realizado de forma automática nas contas dos respectivos beneficiários, de acordo com o cronograma habitual de pagamentos do programa.
A integração do Auxílio Gás ao Bolsa Família representa uma das iniciativas do Governo Federal que visa garantir a proteção social das famílias em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é diminuir os impactos da inflação sobre o orçamento familiar, principalmente em relação aos itens básicos como o gás de cozinha.
O Bolsa Família, que foi atualizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), segue sendo um programa essencial para milhões de brasileiros em todo o país. Com a soma do Auxílio Gás, o programa se fortifica ainda mais, beneficiando as famílias em relação a um mínimo de bem-estar, apesar da vulnerabilidade social.
Para entender mais sobre o Bolsa Família e o Auxílio Gás, basta acessar o site do Ministério do Desenvolvimento Social ou então ligar para o Disque Bolsa Família pelo número 08007261010.
Podem receber este benefício, as pessoas que estão inscritas no Cadastro Único, e que possuem renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo. É válido ressaltar que os benefícios do Programa Bolsa Família não são contabilizados no cálculo do limite da renda familiar mensal de quem solicita o Auxílio Gás.
O Programa também contempla famílias que tenham na sua composição, pessoas residentes na mesma casa que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), inscritas ou não no Cadastro Único.
Para as famílias já inscritas no CadÚnico, o pagamento do Auxílio Gás é feito ao responsável familiar, preferencialmente a mulher, com ela sendo indicada no cadastro. Para as famílias que não estão inscritas no CadÚnico com beneficiários do BPC, o pagamento é realizado para o titular do benefício ou pelo seu Responsável Legal.
Ter isenção máxima de financiamento para Imóveis Caixa pelo programa Bolsa Família! Saiba tudo
Bolsa Família anuncia HOJE os valores e datas de pagamentos oficiais
Calendário oficial do Bolsa Família: mais de 20 milhões de famílias serão beneficiadas
Bolsa Família Hoje (13/10) alerta importante para todos os beneficiários
Bolsa Família salva o mês de outubro e revela hoje (12/10) novo pagamento de + R$ 750
Bolsa Família RATIFICA pagamentos de outubro: NIS 0,1,2,3,4,5,6,7,8e9.