Ana Santos Publicado em 28/05/2024, às 03h00
O mercado de criptomoedas está em agitação com a expectativa para a aprovação de um ETF spot de Ethereum pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).
Daniel Yan, cofundador da Matrixport, entende que a Solana (SOL) pode ser o próximo na fila para receber a aprovação.
Com a decisão da SEC sobre o ETF sport de Ethereum se aproximando, as especulações sobre qual criptomoeda pode ser a próxima estão fortes.
Daniel Yan avalia que Solana é um grande candidato, potencialmente beneficiando-se do sucesso antecipado de Ethereum.
Ele avalia paralelos com a aprovação do ETF de Bitcoin, que impulsionou o valor e o interesse de mercado pelo Ethereum. O lançamento do ETF sport de BTC nos Estados Unidos levou a um crescimento de 12% no par ETH/BTC em uma única semana.
O cofundador da Matrixport comenta que a Solana pode experimentar um impulso semelhante. Membros da comunidade cripto também entendem de forma ativa que a aprovação do ETF sport de Ethereum levará inevitavelmente a pedidos de ETFs para outras altcoins.
O popular analista cripto, Ted, também falou sobre a possibilidade de arquivamentos de ETFs spot em pouco tempo.
"O mercado não está precificado para isso... se for aprovado, prepare-se para todo tipo de arquivamento de altcoins spot. Solana, por exemplo", disse.
Todavia, alguns especialistas entendem que a solicitação de um ETF spot para Solana pode ser desafiadora porque o ETF de futuros de SOL ainda não foi listado.
Diferentemente do Bitcoin e do Ethereum, que tinham ETFs de futuros ativamente negociados no momento de suas aprovações de ETFs spot, Solana precisa desta etapa crítica, o que poderia dificultar sua consideração imediata para um ETF spot.
"É natural que o setor de cripto esteja animado com o potencial de um ETF de Solana ser listado, no entanto isso seria um grande esforço. Não há futuros listados para a Solana. Se houver algo, os que estão surpreendentemente à frente de Solana, por virtude de estarem listados na Coinbase Derivates regulada pela CFTC, são BCH, LTC e, acredite, Dogecoin", comentou Dimitrios Kavvathas, fundador da Ithaca.
Mesmo que nenhum ETF de Solana esteja atualmente aprovado nos Estados Unidos, alternativas que surgiram como o Grayscale Solana Trust (GSOL) e produtos como o ETN Solana da VanEck e o ETP Solana das 21Shares, disponibilizam a exposição aos preços de SOL, mesmo que por meio de derivativos. Esses produtos fornecem aos investidores, maneiras indiretas de negociar SOL, refletindo seus movimentos de preço.
O Bitcoin ETF Spot é um fundo negociado em bolsa que segue o preço do bitcoin. Se colocar dinheiro nesse fundo, quando o valor do bitcoin subir, a pessoa tem lucro, e, quando o valor do bitcoin cair, você perde, assim como em qualquer produto de investimento negociado no mercado financeiro.
Em suma, a diferença, em vez de comprar diretamente bitcoin em uma "exchange" ou plataforma de troca de criptomoedas, a pessoa investe em um fundo negociado na bolsa de valores, da mesma forma que a pessoa poderia comprar uma ação da Google ou da Apple.
MEMECOINS: A nova era das Criptomoedas no mercado global
BINANCE terá Serviços Afetados nesta quarta-feira (25/09), saiba o motivo e como se preparar
Binance exclui seis importantes criptomoedas de sua base
Criptomoedas: veja os melhores criptoativos para este mês
Criptomoedas: tribunal dos EUA manda corretora pagar R$ 70 bilhões a seus clientes
Criptomoedas podem valer MUITO DINHEIRO neste mês de agosto! Veja 6 dicas