A proporção de mulheres que participam do mercado de trabalho tem aumentado significativamente ao longo dos anos. No entanto, os desafios podem ser ainda maiores para aquelas que desejam empreender.
O Monitor Global de Empreendedorismo, desenvolvido pelo Sebrae e Anegepe, estima que cerca de 70% dos brasileiros de 18 a 64 anos estavam empreendedores em 2022. 42 milhões de pessoas eram empreendedoras ativas.
A pesquisa "Característica dos Empreendedores: Empreendedorismo Feminino", da Sebrae mosrta que, apesar do aumento, as mulheres ainda recebem menos ajuda para abrir ou administrar pequenas empresas. Além disso, eles gastam quase o dobro do tempo em cuidados familiares e afazeres domésticos, o que significa que dedicam menos horas aos seus negócios. Ainda assim, 10,3 milhões de empreendedoras - ou 34,4% dos negócios no Brasil - eram mulheres, de acordo com o IBGE.
Hérica Machado, fundadora da agência de marketing Karu, enfatiza que seguir o caminho do empreendedorismo requer perseverança e coragem. É necessário dedicação aos delhates, fé na ideia e persistência para crescer. Hérica diz que construir um negócio sólido requer planejamento, processos consistentes e visões de médio e longo prazo.
Em um ambiente dominado por homens, as mulheres empreendedoras enfrentam o desafio diário de demonstrar sua competência e eficácia. O conhecimento do negócio, a qualidade do trabalho e a excelência nas entregas devem ser sempre demonstrados. Hérica explica que ser uma mulher empreendedora significa reafirmar sua capacidade todos os dias.
Hérica Machado compartilha cinco dicas importantes para ajudar mulheres que desejam se destacar no mercado de trabalho e ter sucesso com seus negócios:
Desenvolva sua empresa com foco. Considere seu repertório e objetivos profissionais. Hérica aconselha: "É fundamental ter confiança na sua ideia e nos seus objetivos nessa fase inicial."
Construa sua carreira com base em projetos bem-sucedidos e aprendizado de erros. Teste várias abordagens, conheça o core business e conecte soluções ao cenário do negócio. A especialista aconselha que, ao encontrar uma lacuna no mercado que seu negócio pode preencher, o negócio será naturalmente distinto.
É importante estabelecer um plano mas também é importante acompanhar o progresso. Construir uma hipótese de caminho é tão importante quanto estabelecer indicadores de sucesso.
"É clichê, mas verdade: sozinhas vamos mais rápido, juntas vamos mais longe". Hérica afirmou que alinhar soluções às necessidades do mercado requer pessoas de confiança, mentores e colegas para colaborar ou validar ideias.
O objetivo do networking não é apenas aumentar o número de clientes existentes. Hérica Machado conclui dizendo: "Aprender com pessoas que já estão no mercado e conversar sobre negócios e problemas acelera as deciões e o crescimento."
Mulheres empreendedoras estão transformando o cenário econômico global. Com inovação e resiliência, elas lideram negócios de diversos setores, promovendo crescimento e inclusão. Suas contribuções impulsionam economias, criam empregos e inspiram futuras gerações. Apoiar mulheres empreendedoras é essencial para um desenvolvimento sustentável e igualitário não só no Brasil, mas em todo o mundo.
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