Algumas moedas raras podem valer muito dinheiro, diferentemente do que se pensa, a moeda de 10 centavos é muito comum e fácil de encontrar.
Você com certeza já ficou surpreso(a) e até feliz em encontrar dinheiro perdido nos bolsos, carteiras e afins, não é? Agora, imagina só encontrar uma moeda de apenas 10 centavos que pode valer uma quantidade enorme de dinheiro.
Algumas moedas podem ser verdadeiros tesouros quando encontrados, isso porque elas podem ser extremamente valiosas para os colecionadores e entusiastas de numismática.
Uma das moedas que é considerada a fonte de desejo de diversos colecionadores é uma de apenas 10 centavos, da segunda família do Real, com a data de 2002 impressa nela.
Isso porque ela tem um erro de fabricação que a torna única e incomum, com o cunho trincado, fazendo com que ela se torne ainda mais valiosa e diferente das demais moedas de 10 centavos que encontramos por aí ou recebemos como forma de troco.
Como saber se minha moeda vale uma fortuna?
É preciso ficar atento para checar essa informação! Afinal, existem diversos fatores que podem fazer com que uma simples moeda de 10 centavos valha muito mais do que isso.
Dentre esses fatores, é possível destacar pequenos detalhes como, por exemplo, moedas com falhas e erros de cunhagem, ou algum defeito de fabricação. Elas são consideradas moedas extremamente raras pelos colecionadores e pesquisadores, o que faz com que o valor por elas aumente, também.
Outro detalhe que pode impactar significativamente no valor de uma moeda é o nível de produção que ela teve. Ou seja, uma moeda que teve baixa produção, sendo assim produzidas poucas unidades da mesma, faz com que ela se torne ainda mais rara e valiosa devido à baixa quantidade de moedas iguais à ela.
As edições comemorativas de moedas também são outro fator que pode elevar o preço de uma simples moedinha. Essas moedas que celebram algumas ocasiões, como por exemplo aquelas que foram comercializadas durante as Olimpíadas, podem fazer centenas e até milhares de reais para os colecionadores.
Moeda de 10 centavos que vale muito mais!
Como mencionamentos anteriormente, a moeda de 10 centavos que é pertecente da segunda família monetária do real é extremamente rara e vale uma boa grana.
Esta em questão conta com a efígie do Dom Pedro I, aquele que foi responsável pela famosa e anualmente recordada proclamação da Independência do Brasil.
Sendo assim, essa moeda de 2002 é extremamente rara porque conta com um erro de fabricação, fazendo ela não ser lisa como as outras moedas, e tornando-a única e incomum.
Essa moeda pode chegar a valores impressionantes de até mais de 100 reais para os colecionadores, o que é algo extremamente mais valioso do que o valor que ela carrega em si, de apenas 10 centavos.
Portanto, agora que você sabe que algumas moedas podem se tornar verdadeiros tesouros para os colecionadores e fãs de numismática, é importante checar se alguma das moedas que têm guardadas podem apresentar variações que a tornem mais valiosas do que elas realmente são.
É importante também checar com um especialista sobre a verdadeira raridade dessas moedas antes de vendê-las aos colecionadores.