SAQUE-ANIVERSÁRIO

Saque-aniversário com regra recente para recebimento pelo FGTS

A nova regra possibilita que os trabalhadores façam o saque-aniversário, retirando uma parcela do saldo do FGTS anualmente

Antonio Oliveira Publicado em 15/08/2024, às 22h00

Saque-aniversário com regra recente para recebimento pelo FGTS - Reprodução

Uma nova regra do FGTS, em vigor desde 1º de agosto de 2024, permite que trabalhadores nascidos nesse mês possam começar a usar o saque-aniversário. Esse modelo permite a retirada anual de uma parte do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Saque-aniversário com regra recente para recebimento pelo FGTS

Para participar do saque-aniversário, os trabalhadores devem fazer a adesão até o último dia do mês em que completam anos. No caso dos aniversariantes de agosto, o prazo para resgatar o FGTS vai até dia 31 de outubro de 2024, com o benefício disponível por três meses a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário.

Como funciona o saque-aniversário do FGTS?

A nova regra possibilita que os trabalhadores façam o saque-aniversário, retirando uma parcela do saldo do FGTS anualmente. Para aderir a essa modalidade é preciso fazer a opção pelo aplicativo do FGTS ou pelo site da Caixa Econômica Federal.

Ao selecionar o saque-aniversário, o trabalhador renuncia ao direito de sacar o saldo integral do FGTS em caso de demissão sem justa causa.

Porém, o direito de receber a multa de 40% sobre o saldo total do fundo é mantido. Por isso, é fundamental entender se essa modalidade é adequada para a situação financeira de cada pessoa.

Prazo de adesão ao saque-aniversário

A adesão ao saque-aniversário deve ser feita até o último dia do mês de aniversário. Isso permite que o trabalhador organize sua retirada anual com antecedência.

Em 2024, o calendário do saque-aniversário seguirá essa lógica, oferecendo maior flexibilidade para os beneficiários do FGTS. Confira a seguir:

Cuidados com as finanças

Cuidar das finanças pessoais é fundamental para assegurar estabilidade e segurança. O primeiro passo é criar um orçamento detalhado, que considere todas as fontes de renda e despesas.

Priorize o pagamento de dívidas e evite contrair novas, principalmente com juros altos, como os do cartão de crédito. Manter uma reserva de emergência é fundamental para lidar com imprevistos sem comprometer o orçamento.

Além disso, evite gastos desnecessários e busque investir parte da renda em opções seguras e adequadas ao seu perfil.

Revisar periodicamente suas finanças ajuda a identificar áreas onde é possível economizar e ajustar o planejamento, garantindo um futuro financeiro mais tranquilo e controlado.

Além disso, é importante estar sempre atualizado sobre educação financeira, o que ajuda a tomar decisões mais conscientes e a construir um patrimônio sólido ao longo do tempo.

FGTSDINHEIROSAQUE-ANIVERSÁRIOFUNDO DE GARANTIA

Leia também

Canetada do Governo faz beneficiários do Auxílio-Doença do INSS ficaram em ALERTA TOTAL


"Esperar a folha virar" do Bolsa Família para receber pagamento; o que isso significa?


Antecipar abono salarial PIS/PASEP 2025: datas, pagamento, valores! Guia completo


Todos que recebem o BPC devem FICAR ALERTA com a nova decisão do programa


Aposentadoria antecipada! CLT nunca mais: veja como conseguir se aposentar antes do prazo INSS


Faça Isso e garanta R$500 reais na conta com o Cadastro Único