Por mais que o anúncio tenha sido publicado na segunda-feira (8), as criptomoedas citadas anteriormente só sairão da corretora no dia 22 de julho.
Antonio Oliveira Publicado em 10/07/2024, às 19h58
A maior corretora de criptomoedas do mundo, a Binance, divulgou a remoção de quatro projetos de sua plataforma na segunda-feira (8). Como resultado, as moedas afetadas operam em forte baixa devido à futura perda de volume e liquidez.
Duas dessas criptomoedas tinham sido colocadas em uma "lista de monitoramento" da própria Binance na última semana. Logo, elas já tinham enfrentado uma queda recentemente e essa remoção apenas piorou a situação desses investidores.
No caso da Dock (DOCK), por exemplo, a moeda opera em baixa diária de 49% na segunda-feira (8). Porém, as perdas chegam a 80% nos últimos 30 dias, chegando ao seu menor preço dos últimos 4 anos.
Por mais que o anúncio tenha sido publicado na segunda-feira (8), as criptomoedas citadas anteriormente só sairão da corretora somente no dia 22 de julho, daqui duas semanas.
De acordo com a Binance, os motivos das remoções podem ser vários, porém, a empresa não divulgou detalhes individuais sobre cada projeto.
Revisamos periodicamente cada ativo digital que listamos para garantir que ele continue atendendo a um alto nível de padrão e requisitos da indústria", disse a empresa, reforçando que a remoção é realizada "quando uma moeda não atende mais a esses padrões ou quando o cenário da indústria muda".
Os projetos a serem removidos serão: Polkastarter (POLS), Mdex (MDS), BarnBridge (BOND) e Dock (DOCK).
POLS e DOCK já tinham tido uma queda de 3% e 25% respectivamente, na última semana, depois de entrarem na lista de monitoramento da Binance. Na segunda também houve uma queda de 28% e 49%, de forma respectiva, deixando os investidores desses projetos com grandes prejuízos.
A BOND opera em queda de 36% enquanto a MDX teve um desempenho semelhante, tendo uma queda de 37% entre o último domingo e segunda-feira.
O comunicado afirma que as criptomoedas serão removidas no dia 22 de julho, uma segunda-feira. Depósitos serão fechados no dia seguinte, na terça-feira (23), e os saques estarão disponíveis até o dia 22 de outubro, ficando três meses para os investidores tomarem alguma ação.
Depois desse prazo, a corretora ressalta que poderá converter essas moedas em stablecoins em nome dos usuários, porém, isso não é assegurado. Com isso, o ideal é que se venda ou mova essas moedas para sua carteira antes da data limite.
A corretora também citou as datas de encerramento de outros serviços ligados a essas criptomoedas, incluindo nomes como Binance Pay, Binance Gift Card e outros. A lista completa pode ser vista na divulgação oficial da própria Binance.
Criptomoedas são moedas digitais descentralizadas, baseadas em tecnologia blockchain, que asseguram a segurança e transparência nas transações financeiras. Bitcoin, criada em 2009, foi a primeira e também a mais conhecida. Desde então, milhares de outras criptomoedas como Ethereum e Litecoin, surgiram.
As criptomoedas permitem transferências diretas entre usuários, sem imtermediários como bancos. Elas são usadas para investimentos, compras e transferências internacionais. A volatilidade dos preços é uma característica marcante, o que atrai investidores em busca de altos retornos. A regulamentação de criptomoedas muda globalmente, com alguns países adotando-as e outros impondo restrições.
MEMECOINS: A nova era das Criptomoedas no mercado global
BINANCE terá Serviços Afetados nesta quarta-feira (25/09), saiba o motivo e como se preparar
Binance exclui seis importantes criptomoedas de sua base
Criptomoedas: veja os melhores criptoativos para este mês
Criptomoedas: tribunal dos EUA manda corretora pagar R$ 70 bilhões a seus clientes
Criptomoedas podem valer MUITO DINHEIRO neste mês de agosto! Veja 6 dicas