Antonio Oliveira Publicado em 05/07/2024, às 22h00
Já parou para refletir que uma simples moeda perdida no fundo da gaveta ou esquecida na carteira podem valer uma fortuna independente do valor que ela tem em sua forma física?
De forma surpreendente, algumas moedas de 25 centavos do Brasil são consideradas umas relíquias numismáticas, e podem valer até R$ 3.600,00 se a pessoa souber identificá-las da maneira correta e definir o seu devido valor para o comprador correto.
Essa situação começou com a introdução do Real, a moeda brasileira que foi instituída no ano de 1994. Nessa época, foram lançadas as primeiras moedas de 25 centavos, e desde então se tornaram algo de grande interesse entre os colecionadores desta área.
Essas moedas ainda seguem em circulação até os dias atuais, e também escondem alguns segredos que tornam o seu valor de mercado consideravelmente maior.
Feitas com aço inoxidável, as moedas de 25 centavos da chamada "primeira família" do Plano Real possui um tamanho específico, com 20,0 milímetros de diâmetro, 2,96 gramas de peso e 1,20 milímetros de espessura, com um bordo liso. Porém, o que faz a diferença de verdade no valor dessas peças vai muito além das características físicas.
No universo da numismática, um "reverso invertido", é quando a parte de "trás" da moeda não está alinhada conforme o padrão estabelecido.
Para isso, é preciso segurar a moeda com a parte da frente voltada para cima e girá-la de forma vertical. Aí se o reservo estiver de cabeça para baixo, a moeda tem um valor maior do que o que você espera!
Essa característica peculiar na cunhagem é o que realmente influencia o valor das moedas.
Algumas dessas moedas de 25 centavos que possuem reverso invertido, podem chegar a valores muito altos, no mercado de colecionadores. Veja as condições de cada uma:
Com isso, se uma pessoa tiver os dois modelos de moedas com ela, essa pessoa poderá obter no final das contas um valor de até R$ 3.600 em uma só oportunidade.
A condição da moeda é essencial para definir o valor. Uma moeda em estado de "Flor de Cunho" é uma moeda que está impecável, ou seja, sem desgaste ou manuseio, enquanto uma moeda "Muito Bem Conservada" (MBC) mantém aproximadamente 70% de suas características originais.
Então, como é possível encontrar essas moedas de grande valor? Para isso, a primeira coisa a ser feita é verificar as moedas mais antigas que estão guardadas, ou então aquelas que você costuma receber de troco no dia a dia. Também é válido dar uma atenção diferenciada para a data e as características citadas acima no artigo.
Também é possível que você esteja pisando em um verdadeiro tesouro sem saber, portanto é válido ficar atento a qualquer tipo de moeda e ter uma boa sorte na busca.
Varejo nacional: Crescimento de 2,5% em outubro traz otimismo ao setor
A nova era da transformação digital da indústria 5.0 com o avanço tecnológico
Black Friday 2024: Monitoramento de Preços Mostra Aumento em Produtos Populares
Relatório de Emprego dos EUA: Análise do Economista-chefe Danilo Igliori sobre o Payroll de Outubro de 2024
Expectativa IPCA-15 de outubro: O que esperar da inflação? Segundo Warren Investimentos
Como ser um Corretor de Imóveis de Luxo no Brasil e fazer milhões em comissões com o Mercado Imobiliário