A aposta pelo modelo de comissão livre, leva as pessoas a pensarem um pouco mais sobre seus objetivos
Redação Publicado em 14/05/2024, às 13h30
A Benfeitoria é uma plataforma de captação, mobilização e gerenciamento de recursos para projetos de impacto social, econômico, cultural e ambiental dentro do território nacional, sendo a primeira no mundo a oferecer duas modalidades novas de financiamento coletivo – o Recorrente e o Matchfunding – além de não cobrar comissão de seus usuários.
A aposta pelo modelo de comissão livre, leva as pessoas a pensarem um pouco mais sobre seus objetivos e a forma como encontraram para alcança-los – sendo através do site da Benfeitoria –, estimulando a colaboração consciente, espontânea e voluntária, uma vez que a plataforma funciona para as pessoas e somente se elas quiserem que isso aconteça. Podemos chamar também de colaboração espontânea, contribuição consciente, comissão voluntária, mas tudo quer dizer a mesma coisa: você colabora com o quanto quiser.
Qualquer pessoa que seja maior de 18 anos, com pleno funcionamento de suas faculdades mentais e que possuam projetos que não se restrinjam a nenhum tipo de promoção religiosa, político-partidária, ou de cunho preconceituoso e discriminatório.
O realizador acessa o site oficial, cadastra o projeto o descrevendo e sinalizando o que é necessário para sua viabilização, bem como o prazo total da campanha e quais serão as recompensas ofertadas para aqueles que se tornarão benfeitores da ideia, doando e colaborando como possível.
A equipe da Benfeitoria entrará contato com o usuário para solicitar as devidas adequações – se houver – e sanar todas as dúvidas. Por conseguinte, prosseguirá oferecendo orientações e dicas de elaboração dos materiais necessários para a publicação do projeto em questão.
Para os que gostariam de se tornarem benfeitores, é possível acessar o site, se cadastrar e após esses passos, encontrar a página específica do projeto ao qual se interessou e seguir o fluxo de pagamento especificado pelo site.
Ser maior de 18 anos e com pleno funcionamento de suas capacidades mentais. Os projetos também precisam estar de acordo com as condições pré-estabelecidas nos Termos de Uso da Plataforma.
Não são tolerados projetos com conteúdo ilegal, imoral, impróprio, que viole os direitos de outrem ou que se relacione com conteúdo de discussão religiosa, política, ofensiva ou difamatória, reservando a Benfeitoria o direito de não publicar projetos que não estejam inteiramente adequados.
Para cadastrar e posteriormente publicar um projeto na plataforma da Benfeitoria e se tornar um realizador, o interessado deve acessar o site, seguir até a área específica de envio de proposta e preencher o formulário, enviando descrições detalhadas sobre a campanha, bem como seu tempo de exercício e as formas de recompensa que serão oferecidas aos benfeitores do projeto.
A Benfeitoria disponibiliza três tipos de financiamento:
É uma excelente maneira de financiar uma grande ideia, construindo uma grande comunidade. O idealizador estipula as metas financeiras do projeto, bem como o prazo – que gira em torno de 1 a 90 dias - para a arrecadação. Os benfeitores que simpatizarem com a causa fazem suas colaborações, suas doações, recebendo as devidas recompensas por seus atos.
Onde se a meta for atingida o projeto se concretiza e os benfeitores recebem as devidas recompensas; ou, se a meta não for atingida, todos são ressarcidos dos valores que doaram e o projeto é cancelado.
Onde as doações são mensais, tornando a dinâmica uma ferramenta eficaz de engajamento de rede.
Dependendo do tipo de financiamento escolhido, o prazo para as campanhas podem não ter um tempo pré-definido ou terem a campanha no ar entre 1 e 90 dias para arrecadações.
Não existem determinações específicas para as recompensas, podendo ser simbólicas (como um e-mail de agradecimento ou créditos em um filme), produtos ou serviços (uma camiseta, uma caneca ou o produto financiado) ou experiências (visita ao camarim, jantar, ter o nome no personagem de um livro ou filme).
Lembrando que não são permitidas as ofertas de recompensas com ganhos financeiros, que envolvam meios de sorte, como sorteios ou rifas.
Planejamento Pessoal Financeiro: como se organizar para 2025
A visão do Clube de Venda por João Rebesquini, diretor de novos negócios
Mega-Sena 2788 acumulou: ganhadores do interior comemoram! Quanto rende mais de R$ 50 Milhões aplicados?
Como comprar imóvel de Leilão Caixa em minha cidade? Veja lista dos imóveis disponíveis
Dinheiro esquecido chega à casa dos bilhões, veja se você tem direito
Como comprar carro com até 30% de desconto? Veja o truque secreto e lista de carros