A moeda já teve várias alterações durante as décadas.
Ana Santos Publicado em 22/07/2024, às 22h39
Você sabia que existem diversas curiosidades a respeito do mercado financeiro, e do dinheiro em si, que poucas pessoas conhecem?
É fascinante aprender sobre a história do dinheiro e como ele foi criado e usado. Isso aumenta seu conhecimento e pode ajudá-lo financeiramente.
As cédulas e as moedas trocadas diariamente têm uma história significativa neste contexto. Tudo começou na Idade Média, quando os cidadãos usavam recibos de compra como moeda, ou seja, como pagamento.
Você sabia que o gado era usado como moeda no passado? A maioria dos nossos antepassados usou seu gado como um meio de troca, entregando-o para obter alimentos.
Cada caput era um gado. Portanto, as pessoas que apresentavam mais cabeças de gado eram aquelas que tinham muito dinheiro e eram mais capazes de negociar e comprar.
Houve uma época em que o pagamento e o recebimento eram feitos com produtos como chás, sal, penas de pássaros, garras de pássaros e tabaco, entre outros.
Diversos alimentos estragam rapidamente. Como resultado, a técnica foi perdendo valor e, com o tempo, foram surgindo materiais como metal, cobre, ouro e bronze.
Esses materiais começaram a ser modificados para poderem ser usados como substitutos dos produtos que eram utilizados como dinheiro.
Outra curiosidade interessante é que o termo moneta dá origem à palavra money (dinheiro). Isso se deve ao fato de que as moedas foram feitas no templo de Juno Moneta na Roma Antiga. Ela era uma deusa importante na época porque representava as mulheres e o casamento na mitologia romana.
As notas possuem um lema. Desde 1990, a frase "Deus Seja Louvado" está presente nas moedas e cédulas brasileiras. O lema "In God We Trust" (em tradução livre, "em Deus nós confiamos") é usado no dinheiro americano desde 1963.
Além disso, após a guerra, houve uma hiperinflação e a moeda alemã caiu drasticamente. Como o dinheiro não tinha muita utilidade, algumas pessoas usaram as cédulas como papel de parede.
Animais ou pessoas estampam cédulas. O dólar foi a primeira cédula emitida por uma pessoa, com a imagem de um importante norte-americano chamado Abraham Lincoln. Outros países também começaram a usar fotos de pessoas importantes em suas notas após isso.
O escambo, ou a troca de várias especiarias, como fumo, açúcar e pau-brasil, foi usado no Brasil por muito tempo. No entanto, com o passar do tempo, foi necessário buscar maneiras de tornar as negociações mais eficientes. O dinheiro físico começou a aparecer como resultado disso.
O réis foi a primeira moeda do país por cerca de 400 anos, desde a era colonial até 1942. O sistema monetário usado na época era idêntico ao utilizado em Portugal.
O desenvolvimento do Brasil foi fortemente afetado pela inflação e pelo sistema econômico ineficiente do país. A família real portuguesa fez muito dinheiro quando o réis entrou por aqui.
Como não havia um padrão definido, começaram a surgir várias notas distintas. Como o país apresentava mais de 50 tipos diferentes de nota, o cruzeiro foi necessário para unificar o dinheiro circulante.
O cruzeiro, que equivaleva a mil réis, foi a primeira moeda internamente criada. Embora o presidente da época tentasse reduzir a inflação, não conseguiu. Quando os centavos surgiram, as transações ficaram mais fáceis.
Planejamento Pessoal Financeiro: como se organizar para 2025
A visão do Clube de Venda por João Rebesquini, diretor de novos negócios
Mega-Sena 2788 acumulou: ganhadores do interior comemoram! Quanto rende mais de R$ 50 Milhões aplicados?
Como comprar imóvel de Leilão Caixa em minha cidade? Veja lista dos imóveis disponíveis
Dinheiro esquecido chega à casa dos bilhões, veja se você tem direito
Como comprar carro com até 30% de desconto? Veja o truque secreto e lista de carros