Redação Publicado em 16/07/2024, às 21h17
Alimento de qualidade, uma iniciativa voltada para as famílias que necessitam de alimentos para sua sobrevivência, esta iniciativa tem como objetivo apoiar as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, garantindo o acesso a uma alimentação adequada.
Atualmente, os valores podem alcançar a R$ 700 por mês, o benefício é uma importante ferramenta para combater a fome e a insegurança alimentar no país.
Cada município atua de forma única, garantindo o acesso ao cartão alimentação do CRAS segundo seus critérios estabelecidos previamente.
Em algumas cidades, por exemplo, são distribuídas cestas básicas, enquanto em outras, o valor é creditado em um cartão que é disponibilizado as famílias.
Ademais, o cartão pode ser utilizado em estabelecimentos credenciados para a compra de alimentos.
Vale a pena salientar ainda, que todas as regras de pagamento, como valores e forma de utilização, são definidas por cada município.
Inicialmente, as famílias para ter direito ao Cartão Alimentação CRAS, é necessário estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico) e comprovar baixa renda.
Sendo assim, os critérios específicos podem variar de acordo com a cidade, por isso é importante procurar o CRAS do seu município para obter informações detalhadas.
Para solicitar o benefício, é preciso comparecer ao CRAS do seu município e apresentar alguns documentos, como, CPF/RG; Comprovante de residência e Comprovante de renda. Dessa forma, um assistente social poderá avaliar a sua situação e fornecer as informações necessárias sobre o programa em sua cidade.
Quem mora no Distrito Federal, por exemplo, pode retirar o cartão diretamente no Banco de Brasília (BRB), com um crédito inicial de R$ 250 reais.
Em suma, o Cartão Alimentação CRAS é um benefício de grande importância para as famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade socieconêmica.
Dessa forma, ao garantir o acesso à alimentação básica, o programa contribui para a melhoria da qualidade de vida e para a redução da pobreza. Assim, as regras e os valores do benefício podem variar de acordo com cada cidade.
Para maiores informações, entre em contato com o Centro de Referência de Assistência Social da sua cidade para obter informações detalhadas sobre como solicitar o Cartão Alimentação e quais são os critérios de elegibilidade.
Outro grande benefício, o BPC é um auxílio financeiro que assegura as famílias um salário mínimo por mês para idosos e pessoas com deficiência que não possuem condições de prover seu alimento.
Notoriamente, para ter direito ao BPC, é preciso atender a certos critérios estabelecidos, como, por exemplo, a renda por membro do grupo familiar precisa ser igual ou menor do que um quarto de salário mínimo vigente.
Isso significa que, a renda total da família, dividida pelo número de membros, for igual ou inferior a esse valor, o benefício pode ser concedido.
Além do mais, é importante que todas as pessoas da família devem estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
Logo, este cadastro é fundamental para que o INSS possa processar o requerimento do BPC. Ademais, a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) é realizada no CRAS das cidades.
Para solicitar o BPC é preciso seguir alguns passos, veja abaixo:
Atualmente, o processo de solicitação está mais rápido e pode ser feito com a autenticação eletrônica através de uma certificação digital, senha pessoal ou biometria.
Ainda assim, é de suma importância manter o Cadastro Único atualizado, porque o INSS pode solicitar a verificação dos dados a qualquer momento.
Varejo nacional: Crescimento de 2,5% em outubro traz otimismo ao setor
A nova era da transformação digital da indústria 5.0 com o avanço tecnológico
IA no Mercado Financeiro: 5 formas de incluir inteligência artificial para transformar o setor
Planejamento Pessoal Financeiro: como se organizar para 2025
Black Friday 2024: Monitoramento de Preços Mostra Aumento em Produtos Populares
Relatório de Emprego dos EUA: Análise do Economista-chefe Danilo Igliori sobre o Payroll de Outubro de 2024