A moeda real do cavalo duplo tem um alto valor e tudo indica que há um erro no qual foi impresso dois cavalos ao invés de um.
Laís Barreto Publicado em 23/05/2024, às 21h00
As moedas esquecidas na carteira ou na gaveta podem valer verdadeiras fortunas. Surpreendentemente, algumas moedas de 10 centavos podem ser vendidas por até 450 vezes o seu valor de face. Parece incrível, mas há pessoas dispostas a pagar grandes quantias por modelos raros.
A venda de moedas raras tem crescido no Brasil, especialmente após as Olimpíadas no Rio de Janeiro, em 2016. Para celebrar o evento, o Banco Central lançou 17 moedas de 1 real com estampas de modalidades olímpicas e paraolímpicas.
Essas moedas foram exclusivas para aquele momento, tornando-se muito procuradas devido à sua tiragem limitada e aquisição difícil.
Não são apenas essas moedas que se valorizam, outras características buscadas pelos colecionadores também aumentam o valor dos itens de diferentes anos. Portanto, diversos modelos podem valer muito dinheiro, desde que despertem interesse.
Muitas moedas ganham valor entre os colecionadores de itens raros devido as suas características únicas que estão presentes em poucos exemplares.
As principais características que aumentam o valor de uma moeda são:
Esses fatores tornam as moedas mais valiosas, pois os colecionadores buscam itens raros e únicos, dispostos a pagar caro para tê-los.
A Casa da Moeda do Brasil fabrica o dinheiro conforme os pedidos do Banco Central. Em ocasiões especiais, como datas comemorativas, o BC solicita a produção exclusiva e limitada de alguns exemplares. Estes modelos costumam valer uma fortuna devido à sua quantidade restrita.
No caso das moedas de 10 centavos, um erro de fabricação elevou seu valor em 450 vezes, ou seja, passou a valer R$ 45. Os itens foram fabricados entre 2011 e 2021, aumentando as chances de encontrá-las, pois são recentes. O erro valorizou essas moedas está no cavalo sob o qual está montado o imperador Dom Pedro I, representando a Proclamação da República.
O cavalo aparece duplicado, assim, cria uma sombra que pode ser vista em diferentes posições. Esse foi o motivo para a valorização do item.
Quem deseja vender moedas raras encontram várias opções. As principais formas de vender moedas raras para colecionadores incluem:
Especialistas recomendam manter a moeda conservada em saquinhos ou papel filme para preservar suas características originais, já que o manuseio inadequado pode desgastar a peça. Isso também vale para outros modelos que podem valorizar com o tempo.
Para conseguir preços justos, é importante aumentar o conhecimento e a experiência no mercado de moedas raras. Leilões oferecem um ambiente competitivo que pode aumentar as chances de venda de moedas a preços elevados. Por isso, aprofundar-se no tema antes de vender itens raros é a melhor estratégia.
Varejo nacional: Crescimento de 2,5% em outubro traz otimismo ao setor
A nova era da transformação digital da indústria 5.0 com o avanço tecnológico
Black Friday 2024: Monitoramento de Preços Mostra Aumento em Produtos Populares
Relatório de Emprego dos EUA: Análise do Economista-chefe Danilo Igliori sobre o Payroll de Outubro de 2024
Expectativa IPCA-15 de outubro: O que esperar da inflação? Segundo Warren Investimentos
Como ser um Corretor de Imóveis de Luxo no Brasil e fazer milhões em comissões com o Mercado Imobiliário