O México, apesar de ser um país extremamente rico em cultura e com essa mesma reconhecida por milhares de pessoas ao redor do mundo, conta com altos níveis de desbancarização quanto se trata de finanças digitais, ou então quando falamos a respeito do uso de dinheiro vivo.
Segundo as informações do Fundo Monetário Internacional (FMI), o México é um país que está na segunda posição entre as maiores economias latinoamericanas, com um PIB avaliado em US$ 1,81 trilhão, deixando-o atrás apenas do Brasil.
Além disso, o peso mexicano é uma das que mais tem valorização na região, principalmente com relação ao dólar americano.
Portanto, pensando nisso, um dos maiores bancos digitais do Brasil está interessado em crescer no país. O banco em questão do qual falamos é o Nubank, além também do Mercado Pago, que já demonstrou esse interesse no país.
Outros bancos, como por exemplo o banco britânico Revolut ou o Bradesco, também demonstram interesse no México.
Apesar desse constante interesse dos bancos, apenas 15% da população mexicana está adepta aos "neobanks", sendo aproximadamente 19 milhões de usuários ativos, segundo o Bank of America (BofA).
Outro detalhe importante é que, com a concentração do Nubank e do Mercado Pago, além do Paypal, esses três bancos possuem aproximadamente 80% dos usuários ativos todos os meses, isso com relação aos aplicativos bancários no México, segundo a análise recente do BofA.
“Além disso, pudemos rastrear pelo menos nove neobanks com mais de 500 mil downloads por mês no Brasil até o final de 2019, em comparação com apenas dois no México: Mercado Pago e Nubank”, escreveram os analistas Mario Pierry, Antonio Ruette, Flavio Yoshida e Ernesto Gabilondo.
Segundo um artigo que foi publicado recentemente, os números são surpreendentes. O Mercado Pagopossui 6,8 milhões de usuários ativos mensais, isso apenas no mês de abil.
Já o Nubank, um dos maiores bancos digitais do Brasil, conta com 4,5 milhões, ainda conforme o estudo.
“A oportunidade é fenomenal. Vemos no México o que aconteceu no Brasil na última década, onde houve um enorme aumento no acesso a serviços bancários, pagamentos eletrônicos e crédito”, disse Osvaldo Gimenez, presidente do Mercado Pago, em entrevista à “Bloomberg News”.
Portanto, o Revolut, que atualmente conta com 40 milhões de clientes ao redor do mundo, está interessado em ingressar no mercado financeiro do México.
Neste ano, o Revolut anunciou que recebeu uma espécie de autorização da Comissão Nacional Bancária e de Valores (CNBV) para se desenvolver como uma instituição bancária múltipla no México.
Em nota à imprensa na ocasião, o Revolut diz que a “Finalmente, os mexicanos terão um banco digital que oferece uma variedade de serviços em um único aplicativo”, segundo o Juan Miguel Guerra, diretor-geral da Revolut México.
Além de todos esses nomes já mencionados, o Bradesco também um dos interessados. O banco em questão recebeu licença para avançar em sua estratégia de banco digital no México.
Essa autorização em questão surgiu alguns meses paós a compra da plataforma Ictineo pela Bradescard México, subsidiária do banco no país.
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