Bancos / BANCO DIGITAL

Bancos Digitais em Ascensão para outro país, entendo os motivos

Ana Santos Publicado em 28/05/2024, às 13h00

FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedin
Bancos Digitais em Ascensão para outro país, entendo os motivos - Canva
Bancos Digitais em Ascensão para outro país, entendo os motivos - Canva

O México, apesar de ser um país extremamente rico em cultura e com essa mesma reconhecida por milhares de pessoas ao redor do mundo, conta com altos níveis de desbancarização quanto se trata de finanças digitais, ou então quando falamos a respeito do uso de dinheiro vivo. 

Segundo as informações do Fundo Monetário Internacional (FMI), o México é um país que está na segunda posição entre as maiores economias latinoamericanas, com um PIB avaliado em US$ 1,81 trilhão, deixando-o atrás apenas do Brasil. 

Além disso, o peso mexicano é uma das que mais tem valorização na região, principalmente com relação ao dólar americano.

Nubank

Portanto, pensando nisso, um dos maiores bancos digitais do Brasil está interessado em crescer no país. O banco em questão do qual falamos é o Nubank, além também do Mercado Pago, que já demonstrou esse interesse no país. 

Outros bancos, como por exemplo o banco britânico Revolut ou o Bradesco, também demonstram interesse no México. 

Apesar desse constante interesse dos bancos, apenas 15% da população mexicana está adepta aos "neobanks", sendo aproximadamente 19 milhões de usuários ativos, segundo o Bank of America (BofA).

Outro detalhe importante é que, com a concentração do Nubank e do Mercado Pago, além do Paypal, esses três bancos possuem aproximadamente 80% dos usuários ativos todos os meses, isso com relação aos aplicativos bancários no México, segundo a análise recente do BofA.  

“Além disso, pudemos rastrear pelo menos nove neobanks com mais de 500 mil downloads por mês no Brasil até o final de 2019, em comparação com apenas dois no México: Mercado Pago e Nubank”, escreveram os analistas Mario Pierry, Antonio Ruette, Flavio Yoshida e Ernesto Gabilondo.

Segundo um artigo que foi publicado recentemente, os números são surpreendentes. O Mercado Pagopossui 6,8 milhões de usuários ativos mensais, isso apenas no mês de abil.

Já o Nubank, um dos maiores bancos digitais do Brasil, conta com 4,5 milhões, ainda conforme o estudo.  

“A oportunidade é fenomenal. Vemos no México o que aconteceu no Brasil na última década, onde houve um enorme aumento no acesso a serviços bancários, pagamentos eletrônicos e crédito”, disse Osvaldo Gimenez, presidente do Mercado Pago, em entrevista à “Bloomberg News”.

Portanto, o Revolut, que atualmente conta com 40 milhões de clientes ao redor do mundo, está interessado em ingressar no mercado financeiro do México.

Neste ano, o Revolut anunciou que recebeu uma espécie de autorização da Comissão Nacional Bancária e de Valores (CNBV) para se desenvolver como uma instituição bancária múltipla no México.

Nota à imprensa

Em nota à imprensa na ocasião, o Revolut diz que a “Finalmente, os mexicanos terão um banco digital que oferece uma variedade de serviços em um único aplicativo”, segundo o Juan Miguel Guerra, diretor-geral da Revolut México.

Além de todos esses nomes já mencionados, o Bradesco também um dos interessados. O banco em questão recebeu licença para avançar em sua estratégia de banco digital no México.

Essa autorização em questão surgiu alguns meses paós a compra da plataforma Ictineo pela Bradescard México, subsidiária do banco no país.