Bolsa Família / BOLSA FAMÍLIA

Caiu na Malha Fina do BOLSA FAMÍLIA? Saiba como anular a decisão

Redação Publicado em 09/07/2024, às 20h18

FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedin
Caiu na Malha Fina do BOLSA FAMÍLIA? Saiba como anular a decisão - Reprodução
Caiu na Malha Fina do BOLSA FAMÍLIA? Saiba como anular a decisão - Reprodução

Agora em julho, beneficiários do Bolsa Família podem cair na "Malha Fina" e terem por consequência, seus pagamentos anulados. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) anunciou que fará visitas espontâneas aos domicílios dos segurados do programa Bolsa Família.

Essas visitas são essenciais para entender a condição socioeconômica das famílias e assegurar que os benefícios estejam sendo destinados corretamente. 

Sobre esse viés, os assistentes sociais estarão in loco e verificarão se as famílias ainda se enquadram nos critérios para receber o Bolsa Família, além dos outros programas sociais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Vale destacar ainda que o Ministério do Desenvolvimento Social está a frente para garantir que as famílias em vulnerabilidade recebam os recursos públicos de maneira adequada.

Anulando a decisão do cancelamento Bolsa Família?

Aprender o passo a passo para anular a decisão do cancelamento e exclusão do Bolsa Família é a maneira de garantir novamente o benefício e assim o alívio financeiro.

Identifique o motivo que você foi bloqueado

Veja o porquê foi bloqueado. Por isso, verifique o extrato de pagamento no site oficial do Bolsa Família ou no aplicativo Meu Bolsa Família, lá terá todas as informações pertinentes ao motivo. 

Corrija todas as irregularidades que foram identificadas

Provavelmente alguma irregularidade pode ter ocorrido por conta das informações do Cadastro Único (CadÚnico) como renda familiar acima do limite estabelecido ou falta de atualização cadastral. Se o motivo foi este, corrija rapidamente as informações. Apresente a documentação atualizada.

Revise a anulação

O beneficiário tem total direito de saber o motivo pelo qual caiu na malha fina e foi excluído do programa, por isso, revise a anulação. Nesse sentido, após a revisão e, consequentemente, a correção posteriormente, chegou a hora que solicitar  a correção das irregularidades.

A princípio, isso pode ser feito rapidamente pelo próprio sistema do Bolsa Família. 

Tempo de análise e acompanhamento do pedido de revisão após envio

É notório que cada caso tem um tempo específico, portanto, aguarde e acompanhe diretamente no sistema do Bolsa Família. 

Falar com um responsável pessoalmente

No processo de revisão, é comum falar direto com o responsável pelo programa Bolsa Família. Para isso, compareça à prefeitura do município ou na secretaria municipal.

Bolsa Família de julho: Calendário oficial 

Os pagamentos do Bolsa Família de julho, obedecem rigorosamente o calendário nacional de pagamento. Com ele, todos os beneficiários do programa podem se planejar financeiramente e garantir o recebimento dos valores. 

Outrossim, o pagamento se inicia no dia 18 de julho. Além disso, é preciso estar de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS).

Confira o calendário oficial do Bolsa Família de julho com o Número de Identificação Social (NIS), finais:

  • Final 1: data 18 de julho (antecipado para famílias em municípios em estado de calamidade);
  • Final 2: data 19 de julho;
  • Final 3: data 22 de julho;
  • Final 4: data 23 de julho;
  • Final 5: data 24 de julho;
  • Final 6: data 25 de julho;
  • Final 7: data 26 de julho;
  • Final 8: data 29 de julho (antecipado para sábado, 27 de julho);
  • Final 9: data 30 de julho;
  • Final 0: data 31 de julho.

Quem recebe o benefício de forma integral, o programa estabelece um limite de renda mensal de até R$ 218,00 por pessoa e até R$ 660,00 para pessoas que recebem o benefício de forma parcial. 

No programa do Bolsa Família é de suma importância atender todos os critérios para receber o pagamento na data correta e não ser excluído do programa