Como ser aprovado no Bolsa Família? VEJA HOJE as últimas atualizações

Para ser aprovado no Bolsa Família é preciso atender certos critérios exigidos pelo governo, confira as últimas atualizações do programa.

Redação Publicado em 17/05/2024, às 12h00

FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedin
Como ser aprovado no Bolsa Família? VEJA HOJE as últimas atualizações - Canva
Como ser aprovado no Bolsa Família? VEJA HOJE as últimas atualizações - Canva

A cada ano novas famílias tentam se cadastrar no Bolsa Família. No entanto, existem núcleos familiares que já fizeram parte do programa, mas agora não sabem se ainda têm direito ao benefício. Em razão disso, hoje viemos atualizar você leitor sobre como saber se foi aprovado e garantir o seu dinheiro.

O que precisa fazer para se cadastrar no programa?

O primeiro passo é se cadastrar no CadÚnico. Para isso, a família que for de baixa renda deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social- CRAS de sua cidade. Porém, o núcleo familiar também irá precisar estar dentro dos seguintes requisitos, que são:

  • Orientação nutricional para as crianças de até 7 anos;
  • Frequência escolar de 60% para crianças de até 5 anos
  • Frequência escolar de 75% para crianças com faixa etária de 6 a 18 anos;
  • Carteira de vacinação atualizada(infantojuvenil);
  • Grávidas(assistência pré-natal).

Estando dentro das exigências e com documentação entregue para análise, resta saber se foi aprovado para o recebimento do benefício.

Como saber se foi aprovado no programa Bolsa Família

Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome - MDS, o futuro beneficiário irá receber uma carta da Caixa Econômica Federal. Nela estão as informações do pedido e se foi aprovada pelo governo.

Mas caso a correspondência não chegue, o solicitante pode procurar diretamente o CRAS onde se cadastrou. Contudo, haverá outras formas de efetuar a consulta, dentre elas temos:

  • Entrar no aplicativo do Bolsa Família: disponível para qualquer tipo de celular, o aplicativo dará informações sobre a aprovação do benefício;
  • Ligar para a Central de Atendimento(111): A ligação poderá ser efetuada tanto do celular quanto do telefone fixo. Basta seguir as orientações da atendente, e o indivíduo poderá saber se o seu benefício foi aceito;
  • Site do Governo Federal(Cadastro Único-CadÚnico): Por aqui a consulta também poderá ser realizada, ao acessar o link "Meus Benefícios";
  • Central de Relacionamento Ministério da Cidadania (121): Através desse número, o indivíduo poderá saber se foi ou não aprovado o seu benefício;
  • Caixa Econômica Federal (Whatsapp): Por meio do número 0800 104 0104, o cidadão poderá buscar informações sobre a situação da sua aprovação.

O que fazer se o benefício for suspenso

Por vezes o benefício pode ser cortado por diversos fatores. No entanto, isso não acontece de uma hora para outra. E em alguns casos a decisão poderá ser revertida quando corrigido o erro que fez  o beneficiário perder o Bolsa Família. Dessa forma fiquem ligados nos possíveis motivos para o cancelamento, sendo eles:

  • Contradição das informações cadastrais: Ao fazer o cruzamento de dados no CRAS, caso alguma informação não esteja dentro dos parâmetros exigidos, o benefício será automaticamente bloqueado, até a regularização das informações;
  • Revisão Cadastral: O CRAS exige que a cada dois anos, sejam atualizados os dados do cadastro. Caso não haja essa atualização, o Bolsa Família será cortado.

Em síntese, quem tiver o seu benefício cancelado, será informado por mensagem via extrato bancário. Mas também haverá o aviso sobre a suspensão do Bolsa Família, através do seu aplicativo. Com isso o cidadão saberá o motivo do cancelamento a fim de regularizar as suas pendências.