O Bolsa Família, um dos maiores programas sociais criados pelo Governo Federal, passará por um pente fino no mês de julho. Isso porque, muitas famílias que realmente necessitam do benefício estão fora, enquanto outras, que já não precisam do programa, ainda podem estar recebendo o benefício indevidamente.
O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) tem liderado a iniciativa com o intuito de garantir que todas as famílias que se encontrem em estado de vulnerabilidade socioeconômica recebam o dinheiro.
Para não set excluído do Bolsa Família, é necessário ter seus dados atualizados no Cadastro Único, além de atender aos requisitos a certos requisitos, como, por exemplo: renda familiar, frequência escolar e saúde.
Vale destacar ainda que as famílias devem manter suas informações no CadÚnico atualizadas para permanecer ativa no programa. Isso é extremamente importante se houver mudanças na renda ou composição da família.
Para aqueles que recebem o benefício integral, o programa estabelece um limite de renda mensal de até R$ 218 por pessoa e até R$ 660 para as pessoas que recebem o Bolsa Família parcial. Dessa forma, o benefício será suspenso se esses valores forem ultrapassados.
Além do mais, é de suma importância que as crianças e adolescentes de famílias beneficiárias frequentem a escola, pois a educação é um dos pilares essenciais na inclusão social.
Portanto, as famílias devem garantir que as crianças e gestantes recebam consultas médicas regulares e cumprir o calendário de vacinação disponibilizada pelo Governo Federal.
Para receber o pagamento do Bolsa Família é preciso se atentar as datas do calendário oficial do programas que serão realizados de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS),
Confira o cronograma do Bolsa Família que tem seus pagamentos previstos para iniciar em 18 de julho.
Caso você tenha sido excluído no programa, é necessário se atentar aos requisitos para anular a decisão de bloqueio:
Tenha paciência, pois para rever uma decisão de bloqueio do Bolsa Família, é necessário seguir o passo a passo e garantir que todas as informações estejam corretas e atualizadas, permitindo assim que o benefício seja recuperado novamente.
LEIA TAMBÉM