Objetivo é complementar a renda e fornecer suporte financeiro.
Todos os brasileiros sabem - e não é segredo algum - que o objetivo principal do Bolsa Família é reduzir a pobreza e a desigualdade no Brasil.
O objetivo do programa de transferência de renda é complementar a renda e fornecer suporte financeiro mínimo aos cidadãos brasileiros em situações de vulnerabilidade social e econômica.
Para que você possa seguir recebendo o dinheiro do benefício social do Bolsa Família, os beneficiários devem cumprir certas condições em educação e saúde.
Estas circunstâncias garantem que as crianças estejam crescendo em um ambiente seguro e com acesso à educação.
Essa atenção aos pequenos detalhes garante que o programa continue fornecendo assistência à sua família. Assim, fique alerta para evitar problemas mais graves, como perder o seu Bolsa Família ou ser suspenso.
A principal regra para receber os benefícios é a "renda mensal por pessoa", que é o valor que você e sua família ganham por mês dividido pelo número de membros da família.
A entrada no Programa Bolsa Família pode ser concedida se a renda mensal por pessoa for inferior a R$ 218, definido como situação de pobreza.
Você pode receber o Bolsa Família se estiver em uma das condições mencionadas acima. Isso inclui trabalhar com carteira assinada, ser microempreendedor individual (MEI) ou obter outra renda.
Além disso, você terá que se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico) e aguardar a análise de um sistema informatizado que examinará todas as regras do programa.
Vale lembrar que a entrada no Bolsa Família não é automática porque o orçamento do programa é avaliado pelo governo federal.
Você deve solicitar a inscrição no Cadastro Único, que lhe dá acesso a programas sociais oferecidos por governos federais, estaduais, distritos e municipais. Esse Cadastro é realizado pessoalmente em todas as áreas do Brasil. Você deve manter o registro de toda a sua família atualizado.
A família receberá um cartão após ser selecionada para o Programa. Em nome do(a) responsável familiar, é emitido pela CAIXA. O Cartão do Bolsa Família é entregue pelos Correios ao endereço especificado no Cadastro Único.
Junto ao cartão vem um panfleto com instruções importantes sobre como obter o benefício, datas de recebimento e outros detalhes. Leia cuidadosamente e guarde-o com cuidado. A família pode se beneficiar do Bolsa Família.
Com isso, você começará a receber uma quantia mensal em dinheiro.
O valor depende da renda mensal de cada membro da família, bem como de vários fatores, como o número de pessoas, se há criança ou adolescente na família e se alguém está grávida. Você deve ter até 120 dias para retirar cada parcela do Bolsa Família.
Pode usar as contas a seguir para pagar os benefícios: Poupança Social Digital; Conta Corrente de Depósito à vista; Conta Especial de Depósito à vista; e Conta Contábil, que é uma plataforma social do programa.
As famílias devem se comprometer com as políticas de saúde e educação para permanecer no Bolsa Família. Isso inclui seguir o calendário nacional de vacinação, fazer acompanhamento nutricional (peso e altura) de crianças menores de 7 anos e fazer uma frequência escolar mensal mínima de 60% para crianças de 4 e 5 anos e de 75% para crianças de 6 a 18 anos incompletos.
LEIA TAMBÉM