A inspeção revelou condições insalubres e graves violações de segurança alimentar dos estabelecimentos, colocando em risco a saúde pública.
A Anvisa inteditou um mercado em São Paulo e três restaurantes depois da descoberta chocante de uma tonelada de comida em estado de decomposição.
A inspeção revelou condições insalubres e graves violações de segurança alimentar, colocando em risco a saúde pública.
Essa ação reforça a importância da vigilância constante e do cumprimento rigoroso das normas sanitárias para assegurar a segurança dos consumidores.
Supermercado na região central de Bragança Paulista é interditado pela Vigilância Sanitária, onde cerca de uma tonelada de alimentos em condições inadequadas foi descartada.
No dia 29 de março de 2023, a Divisão de Vigilância Sanitária (VISA) da Secretaria de Saúde de Bragança Paulista, interditou um supermercado localizado no centro da cidade.
De acordo com a FM102, a operação foi motivada por uma denúncia recebida pela VISA. Os fiscais da área de alimentos fizeram uma inspeção sanitária e confirmaram que o estabelecimento não cumpria as normas sanitárias em vigor.
A medida, que teve o apoio da Polícia Civil, resultou na interdição completa do supermercado e no descarte de cerca de uma tonelada de alimentos perecíveis no aterro sanitário municipal. Esses alimentos estavam prontos para venda ao público.
A venda de alimentos vencidos, sem identificação, com prazo de validade expirado ou adulterados é considerada crime contra as relações de consumo e a saúde pública, conforme a legislação federal.
Três lanchonetes situadas no bairro Feitosa, em Maceió, foram interditadas pela Vigilância Sanitária no dia primeiro de novembro de 2023, devido a graves problemas de higiene.
Durante a fiscalização foram identificadas muitas irregularidades nos três estabelecimentos, incluindo paredes mofadas, acúmulo de utensílios sujos fora da cozinha e sobre lixeiras, além de ferrugem em equipamentos utilizados.
De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió, a interdição fo necessária por conta do perigo que essas condições representavam para a saúde dos clientes.
"Os equipamentos e utensílios desses locais estavam fora dos padrões sanitários, os banheiros não tinham descarga e havia um forte odor de dejetos. Esses ambientes estavam completamente impróprios para funcionamento, o que justificou a interdição", explicou.
De acordo com o G1, as lanchonetes só poderiam retomar suas atividades caso se adequarem às normas sanitárias dentro de um prazo de 90 dias. Além disso, os proprietários foram autuados e enfrentarão um processo administrativo.
Nenhuma das duas fontes divulgou o nome dos restaurantes e do mercado, impossibilitando que seja verificado como está o funcionamento atual desses estabelecimentos.
Para fazer uma denúncia para a Anvisa, acesse o site oficial da agência e use o formulário disponível na seção "Fale conosco". Ou então você também pode ligar para o número 0800 642 9782.
A vigilância sanitária é crucial para proteger a saúde pública, garantindo que alimentos, medicamentos e produtos de consumo sejam seguros e eficazes. Ela regula e fiscaliza práticas que impactam diretamente a saúde, prevenindo surtos de doenças e garantindo condições adequadas de higiene.
Além disso, a vigilância sanitária contribui para a confiança dos consumidores, promovendo um ambiente mais seguro e saudável para toda a população.
LEIA TAMBÉM