Diversos empregos acabaram desaparecendo com o surgimento da tecnologia de I.A, mas ela também pode ser uma aliada, entenda mais
Ao longo do tempo, diversos empregos acabaram desaparecendo com o surgimento da tecnologia. Porém, com o crescimento da Inteligência Artificial, outras profissões também podem estar em perigo.
Segundo especialistas, alguns cargos podem desaparecer em até dez anos.
Assistentes administrativos, profissionais de telemarketing, operadores de caixa e atendentes estão entre as ocupações mais propensas a serem substituídas pela Inteligência Artificial.
O Departamento de Educação do Reino Unido divulgou a lista. A agência governamental utilizou um método para avaliar 365 cargos e suas características profissionais e de funcionários.
Eles compararam esses cargos com os dez aplicativos de IA mais populares.
As áreas com maior risco eram as que exigiam mais trabalho administrativo e nas áreas de finanças, direito e gestão de negócios. Além disso, economistas e estatísticos tiveram alta probabilidade de perder seus empregos, bem como gerentes e diretores de compras.
A lista também inclui analistas de finanças e investimentos, profissionais jurídicos e até mesmo uma variedade de empregos referidos como "profissionais de negócios e associados relacionados".
A Inteligência Artificial permite que as máquinas façam coisas que antes exigiam a ação humana. Consiste na capacidade das máquinas de interpretar informações externas, adquirir conhecimento e resolver tarefas específicas para atingir objetivos específicos.
Ao simular a inteligência humana e ajudar as máquinas a tomar decisões de forma autônoma, a inteligência artificial é um dos objetivos da IA.
Em muitos casos, uma combinação de várias tecnologias, como machine learning, reconhecimento de voz e deep learning, torna isso possível.
A combinação de algoritmos inteligentes com grandes quantidades de dados digitais serve como base para o funcionamento da Inteligência Artificial. Respectivamente, eles permitem que o sistema leia e interprete padrões e informações, permitindo que ele aprenda automaticamente.
Para que esse aprendizado aconteça, o sistema de Inteligência Artificial precisa ser alimentado continuamente com novos dados.
Uma campanha de dubladores brasileiros ganhou destaque nas redes sociais em 2023. Diversos dubladores nacionais se uniram ao protesto chamado "Dublagem Viva", que exigia que o uso da IA em filmes, séries, videogames e outros tipos de conteúdo fosse regulado.
No mesmo ano, o SAG-AFTRA, um sindicato que representa os atores de Hollywood, negociou com estúdios de cinema e plataformas de streaming para impor novas restrições à utilização de IA.
É comum remetermos à cultura pop, como cinema e televisão, quando pensamos em Inteligência Artificial.
Assim, um mundo em que as máquinas interagem e se comunicam com os humanos de forma absolutamente natural só pode ser alcançado por meio do processamento da linguagem natural.
A inteligência artificial é um campo abrangente que abrange várias noções. O aprendizado de máquina (conhecido como aprendizado de máquina em português) é um pilar fundamental para que a IA consiga atingir os resultados esperados por seus desenvolvedores.
Essa tecnologia permite que os sistemas aprendam e se desenvolvam autonomamente, como o próprio nome sugere.
Isso é alcançado por meio do processamento de dados e da identificação de padrões, o que permite a tomada de decisões sem a necessidade de programar o sistema para chegar a uma conclusão específica.
LEIA TAMBÉM