Notícias / SERASA

SERASE Score comunica brasileiros sobre consulta de pontos

Antonio Oliveira Publicado em 26/06/2024, às 01h00

FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedin
SERASE Score comunica brasileiros sobre consulta de pontos - Reprodução
SERASE Score comunica brasileiros sobre consulta de pontos - Reprodução

O Serasa Score, uma pontuação que mostra a confiabilidade de uma pessoa no pagamento de dívidas, pode ter um impacto significativo em suas finanças.

Essa pontuação é usada pelas instituições financeiras para avaliar a capacidade de conceder empréstimos, financiamentos e outros tipos de crédito. Vamos discutir algumas maneiras pelas quais você pode administrar e melhorar seu score de crédito.

O valor do índice de crédito

Os credores usam uma pontuação de crédito, que normalmente vai de 0 a 1000, para avaliar o risco de inadimplência.

Como o Serasa calcula o score de crédito de uma pessoa?

Para quem deseja obter uma situação financeira favorável, é fundamental entender como o score de crédito funciona.

O histórico de cumprimento de compromissos financeiros e o comportamento de consumo são usados para calcular o score. Além disso, a pontuação é influenciada pela quantidade de vezes que as instituições financeiras consultam o CPF.

Fatores que influenciam o score de crédito

Um bom score no Serasa depende de vários elementos. Para pagar contas como água, luz, gás, telefone, TV a cabo, internet e cartões de crédito, você deve pagar sempre a tempo. Além disso, é altamente recomendado manter uma organização financeira adequada para evitar uma negativação.

Variáveis que impactam o nível de crédito

  • Pontualidade nos pagamentos: Se você pagar contas como água, luz, gás, telefone, internet, TV a Cabo e cartão de crédito dentro do prazo, você receberá uma pontuação melhor.
  • Histórico de Crédito: Para obter um bom score, você deve ter um histórico de crédito positivo e nenhum registro de inadimplência ou negativação
  • Utilização do Crédito: Melhorar sua pontuação se você usar o crédito de forma responsável, mantendo um saldo baixo em relação ao limite disponível.
  • Diversidade de crédito: O score pode ser melhor se você mantiver uma variedade de tipos de crédito (como financiamentos, empréstimos pessoais e cartões de crédito) e cuidar bem deles.
  • Consultas ao CPF: A quantidade de vezes que as instituições financeiras consultam seu CPF também impacta seu score. Muitas consultas em um curto período podem ser consideradas uma indicação de problemas.
  • Tempo de Histórico de Crédito: As pessoas com um bom histórico de pagamentos e um histórico de crédito mais longo tendem a obter pontuações melhores.
  • Atualização de dados cadastrais: Você pode obter uma avaliação mais precisa do seu perfil de crédito mantendo seus dados cadastrais atualizados junto às instituições financeiras.

A combinação desses elementos determina a confiabilidade que um indivíduo tem no cumprimento de suas obrigações financeiras, o que impacta diretamente seu rating de crédito.

Novos métodos para melhorar seu score

  1. Pague suas contas em dia: Você deve paar suas contas de água, luz, gás, telefone, internet, TV a cabo e cartões de crédito a tempo. Fazer isso ajudará você a melhorar seu score
  2. Negocie e regularize dívidas. Se estiver negativado, procure negociar e quitar suas dívidas. Sua pontuação aumentará se você regularizar sua situação financeira.
  3. Use o crédito de forma responsável: Não use mais de 30% do seu orçamento. Isso indica uma boa gestão financeira
  4. Diversifique suas linhas de crédito: ter vários tipos de créditos (cartões de crédito, empréstimos e financiamentos) e cuidar bem deles pode ajudá-lo a melhorar seu score de crédito
  5. Mantenha um histórico de crédito longo: Seu score será mais favorável com um histórico de crédito mais longo
  6. É possível que o cancelamento de contas antigas diminua a idade média do seu histórico de crédito, então é melhor evitar fazê-lo.
  7. Evite muitas consultas ao seu CPF: limite o número de consultas que você deve fazer ao seu CPF em um curto período de tempo. Para os credores, muitas consultas podem indicar risco
  8. Atualize seus dados cadastrais: certifique-se de que seus dados cadastais estejam corretos e atualizados junto às instituições financeiras
  9. Monitore regularmente seu rating de crédito: Verifique se há erros nos registros. Qualquer discrepância deve ser corrigida o mais rápido possível
  10. Planeje suas finanças: Faça um orçamento e mantenha seu dinheiro organizado. Evite fazer dívidas desnecessário e controle seus seus gastos