Notícias / TRADER

TRADER! O que é, quanto ganha e como se tornar um? Guia completo.

O trader era aquele profissional que frequentava o pregão e precisava gritar ordens de compra e venda antes da digitalização da Bolsa de Valores.

Antonio Oliveira Publicado em 31/05/2024, às 09h00

FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedin
TRADER! O que é, quanto ganha e como se tornar um? Guia completo. - Divulgação
TRADER! O que é, quanto ganha e como se tornar um? Guia completo. - Divulgação

Você estava ciente de que o trader desempenha um papel importante no movimento da economia brasileira? Essa pessoa negocia ativos financeiros, o que resulta em uma grande quantidade de transações e aumenta a liquidez do mercado financeiro.

O trader era aquele profissional que frequentava o pregão e precisava gritar ordens de compra e venda antes da digitalização das operações da Bolsa de Valores.

Investir em ações agora é possível para qualquer pessoa com um CPF válido, alguns reais disponíveis para aplicar e conexão à internet, graças à criação de home brokers e à popularização da internet.

A atividade comercial profissional pode ser realizada totalmente remotamente, em sua casa ou em qualquer outro lugar do mundo. Viver apenas disso, no entanto, não é uma tarefa fácil. É um processo gradual; você precisa estudar, praticar e ser bom no que faz.

Aprenderemos tudo o que você precisa saber sobre a profissão de negociação, que está ganhando destaque no mercado financeiro, neste conteúdo.

Como se tornar um trader profissional?

O primeiro requisito para se tornar um trader profissional e trabalhar em uma mesa de operações é ter uma graduação em finanças, economia ou administração.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou uma resolução em 2003 para que profissionais comprovassem um mínimo de conhecimento do mercado de valores.

ca
TRADER! O que é, quanto ganha e como se tornar um? Guia completo - Canva

O que é um trader?

Basicamente é uma pessoa que opera na Bolsa de Valores é conhecido como trader, e seu objetivo é lucrar com a diferença nos preços de ativos financeiros como ações, títulos, moedas, commodities e derivativos.

Alguns traders se concentram mais na análise fundamentalista, analisando os eventos econômicos e as notícias que podem afetar o mercado, enquanto outros se concentram mais na análise técnica, tomando decisões usando gráficos e indicadores.

Como começar a trabalhar como trader?

De qualquer forma, qualquer pessoa pode se tornar um trader. No entanto, é importante lembrar que operar na Bolsa de Valores de maneira profissional requer muito estudo e prática.

Não é necessário investir grandes quantias de dinheiro ou se dedicar exclusivamente a essa atividade para investir no mercado financeiro.

Não faça o erro de pedir demissão assim que ganhar um pouco de dinheiro e nem venda seus bens para investi-los. A probabilidade de perder dinheiro no início é muito maior do que a chance de ganhar.

Operar apenas em horários livres até ganhar confiança e conhecimento é a melhor maneira de começar na Bolsa de Valores. Na Bolsa, existem stop loss e stop gain, dois métodos para evitar grandes oscilações.

Além disso, é fundamental que você tenha um trabalho que o sustente. Reserve apenas uma pequena parte de sua economia para o mercado de ações; não use toda a sua economia.

Aplique isso a outros tipos de investimentos que são considerados mais seguros, como fundos de investimentos e títulos do Tesouro Direto.

O principal órgão responsável pelo fornecimento de programas de treinamento e certificação para profissionais do mercado financeiro é a ANBIMA. A seguir estão as principais evidências e certificações exigidas por bancos e corretoras de valores:

  • A CPA-10 é destinada a profissionais que trabalham para fornecer produtos de investimento a clientes de varejo;
  • CPA-20 é destinado a profissionais que vendem produtos de investimento a clientes de diferentes tipos de mercados: varejo privado, varejo de alta renda, corporações e investidores institucionais;
  • ANCORD: visa certificar profissionais que estão familiarizados com os padrões e práticas éticas do mercado e possuem conhecimento suficiente sobre os produtos que são oferecidos aos clientes;
  • O APIMEC é destinado a profissionais com experiência e conhecimento avançados em análise de investimentos e avaliação de empresas;
  • Certified Financial Planner (CFP®): destinado a profissionais que demonstram um alto nível de conhecimento, habilidades e ética na prestação de serviços de planejamento financeiro;
  • CNPI: destinado a profissionais do mercado financeiro com conhecimento e habilidades suficientes para realizar análises de investimento de alta qualidade.

Qual é o salário de um trader?

O salário de um trader varia de acordo com seu desempenho e se trabalha como autônomo ou afiliado a uma empresa.

Considere a forma como a remuneração é paga se você decidir se unir a uma empresa.

A resposta à sua pergunta agora é "sim". É preciso estudar, se preparar e se dedicar a essa atividade, mas não é um caminho fácil.

Vale sempre lembrar que o trader não é um mágico; em vez disso, funciona com base em estratégias de negociação que ele cria e desenvolve ao longo do tempo.

Negociando ativos enquanto está trabalhando, você pode começar a operar no mercado com pouco dinheiro. Para fazer isso, você pode usar o swing trader, que não exige que você esteja sempre no computador. Você tem a opção de ajustar a atividade às suas rotinas.

Como é possível ser um trader de sucesso?

No mercado financeiro, cada pessoa opera de uma maneira diferente. No entanto, os traders bem-sucedidos compartilham algumas características, como:

  • Ao mesmo tempo em que são dinâmicos e capazes de se adaptar às mudanças no mercado, eles evitam se concentrar em suas emoções em momentos cruciais;
  • Compreendem profundamente o mercado e entendem que perder hoje não significa ter que vencer amanhã.
  • Quando entram em operações, eles sempre esperam um alto ganho e um baixo risco de perda;
  • Persistência, especialmente quando parece que nenhum comércio funciona Ter uma estratégia e permanecer fiel a ela não importa o que aconteça;
  • Sabe quando admitir uma derrota, pois é comum que os traders mantenham as ações por mais tempo do que deveriam porque acreditam que ainda têm a capacidade de reagir;
  • Não fazer “achismos”; agir apenas com base nos gráficos do mercado e nos fundamentos das empresas.