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AUXÍLIO-DOENÇA do INSS é a porta de entrada para outros benefícios de R$1.412

Com o Auxílio-doença do INSS, é possível solicitar outros tipos de auxílios, como a aposentadoria por invalidez ou o auxílio-acidente.

AUXÍLIO-DOENÇA do INSS é a porta de entrada para outros benefícios de R$1.412 - Reprodução
AUXÍLIO-DOENÇA do INSS é a porta de entrada para outros benefícios de R$1.412 - Reprodução

Um benefício muito importante, o Auxílio-Doença do INSS é a porta de entrada para inúmeros outros benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

É bem provável que você, assim como muitas outras pessoas que recebem o benefício, não saiba disso. No entanto, agora, você irá descobrir exatamente tudo sobre o porquê e como o Auxílio-Doença do INSS funciona.

AUXÍLIO-DOENÇA do INSS: o que é?

Em poucas palavras e, direto ao ponto, o auxílio-doença é um benefício pago pelo INSS aos trabalhadores que, por caso fortuito ou de força maior, como, por exemplo: uma doença inesperada ou quiçá um acidente, ficam imprevisivelmente incapacitados para o trabalho por um período superior a 15 dias.

Como solicitar o Auxílio-Doença do INSS?

Para solicitar o Auxílio-Doença do INSS é simples e, pode ser feita de duas formas: diretamente pelo site ou acessando o aplicativo Meu INSS.

Posteriormente ao pedido, a solicitante irá passar por uma perícia médica para comprovar realmente a incapacidade para o trabalho.

AUXÍLIO-DOENÇA do INSS: Quais outros benefícios são possíveis solicitar?

Quando o beneficiário receber o auxílio-doença, é possível solicitar dois benefícios, a saber:

  • Aposentadoria por invalidez: caso a incapacidade for permanente e total, é possível solicitar a aposentadoria por invalidez. Com isso, não poderá mais retornar ao trabalho;
  • Auxílio-acidente: caso a incapacidade seja decorrente de um acidente de trabalho, é possível solicitar o auxílio-acidente. Esse benefício, por sua vez, é pago além da aposentadoria por invalidez.

Como solicitar a aposentadoria?

Atualmente, para solicitar a aposentadoria demanda menos tempo e burocracia, então, siga estes passos:

  • Junte os documentos: (RG, CPF, carteira de trabalho), comprovantes de pagamento e laudos médicos que comprovem a incapacidade para o trabalho.
  • Acesse o site ou aplicativo do Meu INSS: Entre e acesse “Agendamentos/Solicitações”. Selecione “Novo Requerimento” e posteriormente “Benefício por Incapacidade”;
  • Preencha todo o formulário: responda as perguntas sobre seus dados solicitados, trabalho e a doença/acidente que causou a incapacidade. Anexe todos os documentos digitalizados;
  • Agendamento da perícia médica: depois de enviar o pedido, é preciso agendar a perícia online com data e local. Após isso, basta comparecer com os documentos originais e siga as orientações do médico perito;
  • Acompanhar o processo: no site ou pelo aplicativo do pelo Meu INSS, é possível acompanhar o andamento do pedido, além de receber notificações sobre as etapas. Caso o benefício seja concedido, o pagamento seguirá o calendário do INSS.

Seguro-desemprego: o que é?

Outro grande benefício do governo é o seguro-desemprego. De moro geral, ele é um benefício voltado a diferentes categorias de trabalhadores em situação de desemprego no país. Veja quem tem esse direito:

  • Empregados formais de carteira assinada;
  • Trabalhadores domésticos demitidos sem justa causa específica;
  • Empregados que se encontram em dispensa indireta;
  • Profissionais com o contrato suspenso para qualificação;
  • Pescadores profissionais durante o período defeso;
  • Trabalhadores que foram resgatados de trabalho análogo à escravidão.

É importante mencionar, o benefício é indispensável para fornecer um suporte financeiro temporário as pessoas, permitindo assim, que os trabalhadores busquem novas oportunidades de emprego.

Seguro-desemprego: como solicitar?

A princípio, existem três maneiras fáceis para fazer a solicitação do seguro-desemprego, a saber:

  1. App Carteira de Trabalho Digital: baixe o App e siga as orientações fornecidas;
  2. Portal gov.br: acesse o site e faça a solicitação de forma online;
  3. Presencialmente: agende um atendimento em uma Superintendência Regional do Trabalho.

É de suma importância ter em mãos todos os documentos necessários como:

  • Requerimento do Seguro-Desemprego;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho;
  • Comprovante de recebimento das parcelas do FGTS;
  • Outros documentos que comprovem o tempo de trabalho e a demissão sem justa causa.

Seguro-desemprego: dúvidas gerais

Se ocorrer alguma dúvida relacionada ao seguro-desemprego, é importante buscar informações diretamente nos canais oficiais de atendimento do governo, veja quais são:

  • Site do Ministério do Trabalho e Emprego: atualizações e informações completas;
  • Central de Atendimento 158: atendimento rápido e eficiente ao cliente;
  • Consultoria com um especialista em direito do trabalho: orientação detalhada e específica direta.

Ademais, é importante buscar fontes confiáveis para assegurar que você está recebendo informações corretas atualizadas sobre os seus direitos.