O Benefício social Auxílio Gás para pessoas de renda baixa é uma opção para quem tem o orçamento comprometido, vejo como solicitar.
O Auxílio Gás é um benefício do governo que teve início em 2021 para ajudar as famílias de baixa renda. Dessa forma, a cada dois meses será depositado o valor integral do botijão para as famílias cadastradas no programa.
Assim, caso esteja precisando desse auxílio do Governo e tenha dúvidas de como fazer parte do vale gás. Permaneça por aqui que daremos as informações necessárias abaixo.
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), faz o cálculo da região brasileira para fornecer o pagamento às famílias cadastradas. Desse modo, para disponibilizar o pagamento, as datas para o repasse será de acordo com a tabela do Bolsa Família.
No entanto, é bom deixar claro que para receber o auxílio gás tem que se cadastrar no programa. Caso o beneficiário participe do Bolsa Família mas não tenha cadastro para receber o vale gás, o mesmo não será beneficiado.
O cidadão precisa estar cadastrado no Cadastro Único-CadÚnico para participar da seleção. Todavia a inscrição no órgão não garante o benefício. Para isso o indivíduo precisará ter os seguintes requisitos para participar do programa:
Também será calculado a quantidade de grupos familiar que recebem o auxílio gás no município em questão.
Dessa maneira os agentes terão uma estimativa da quantidade de famílias que estão vulneráveis na região. Mais uma vez lembrando, esse serviço é gratuito.
Todo cidadão que queira participar de algum programa governamental, necessita ter a sua inscrição no Cadastro Único-CadÚnico.
Sendo assim, a pessoa deverá se dirigir aos postos do CRAS da sua região. Esse registro é realizado presencialmente em todo território brasileiro. Bem como, a cada dois anos a família terá que atualizar os seus dados.
Qualquer pessoa pode fazer a consulta para saber se foi aprovado pelo programa. Assim sendo o cidadão poderá fazer uso dos seguintes canais:
Por fim, caso seja aprovado para receber o benefício do auxílio gás o valor será depositado em conta digital (Caixa TEM) ou conta bancária.
Caso a família não tenha acesso às opções de contas, automaticamente será criada uma conta social digital para recebimento do depósito.
O valor do auxílio gás poderá ser cumulativo com outros tipos de programas realizados pelo Governo Federal. Esse benefício não será contado como renda no CadÚnico. Finalmente, o auxílio é de espécie temporária, pessoal e intransferível. Além do que não gera direito líquido.
LEIA TAMBÉM