Auxílios / AUXÍLIO RECONSTRUÇÃO

Auxílio Reconstrução BATEU MARTELO: Famílias atingidas pela enchente têm mais tempo

Cidade gaúcha cria Auxílio Reconstrução para ajudar famílias atingidas pelas enchentes no sul do país. Confira!

Auxílio Reconstrução BATEU MARTELO: Famílias atingidas pela enchente têm mais tempo - Reprodução
Auxílio Reconstrução BATEU MARTELO: Famílias atingidas pela enchente têm mais tempo - Reprodução

A cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul, sofreu com fortes enchentes no início do ano, deixando muitas famílias desabrigadas e com suas casas destruídas.

Para ajudar na recuperação da cidade e dar um suporte financeiro para quem mais precisa, a prefeitura liberou um PIX de R$ 2.000 para os moradores que foram afetados pelas chuvas.

Quem tem direito ao PIX de R$ 2.000?

Este valor é destinado às famílias que tiveram suas casas destruídas pelas enchentes entre o final de abril e a primeira quinzena de maio deste ano e que já receberam o Auxílio Reconstrução, mas não se encaixaram nos critérios dos programas estaduais Volta por Cima e PIX SOS Rio Grande do Sul.

Como saber se você tem direito?

A prefeitura de Esteio divulgou a lista dos contemplados pelo primeiro lote do Renda Certa Emergencial, o programa municipal responsável pelo pagamento do PIX.

Se você acha que tem direito, confira a lista no site da prefeitura ou entre em contato com a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH).

Como receber o PIX?

Se você está na lista dos contemplados, precisa se dirigir ao Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro São Sebastião, a partir de sexta-feira, dia 26 de julho, entre 14h e 20h, levando um documento de identificação com foto.

O pagamento será feito na próxima segunda-feira, dia 29 de julho.

Se você não conseguir ir nesse horário, não se preocupe! Você tem até o dia 2 de agosto para retirar o seu cartão.

E quem não se cadastrou no CadÚnico?

Para ter direito ao PIX, é preciso estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.

Se você ainda não se cadastrou, não perca tempo! Vá até a prefeitura, na Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH), com seus documentos e comprovante de renda.

Caso você tenha perdido seus documentos por causa da enchente, a equipe da SMCDH vai te ajudar a resolver essa situação. Mais lotes a caminho!

A prefeitura de Esteio/RS já avisou que irá liberar novos lotes do Renda Certa Emergencial nos próximos dias, então fique de olho nas notícias e nas redes sociais da prefeitura para não perder nenhuma informação importante.

A cidade se uniu para ajudar quem mais precisa e mostrar que a esperança e a força da comunidade são maiores do que qualquer desastre natural.

Esteio não está sozinha

Além do Renda Certa Emergencial, o governo do estado do RS também está oferecendo ajuda para as vítimas das enchentes por meio dos programas Volta por Cima e PIX SOS Rio Grande do Sul.

Vale dizer que a prefeitura, o governo do estado e a comunidade estão fazendo esforços para reconstruí-la para que se possa proporcionar uma vida melhor a seus moradores.

Esteio, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, é a menor cidade em área do Rio Grande do Sul, mas possui uma história rica e uma comunidade vibrante.

Conhecida por sediar o Parque de Exposições Assis Brasil, palco da renomada Expointer, a cidade se destaca pela sua tradição agrícola e pelo desenvolvimento industrial.