Três grandes bancos, anunciaram o encerramento de um serviço que por muito tempo norteou a vida dos brasileiros, a conta poupança. Com o advento da tecnologia, os bancos adotaram métodos mais eficientes para as transações.
Por isso, o encerramento automático da conta poupança é uma ação adotada pelo Banco Central do Brasil e aplicada por todas as instituições financeiras no Brasil.
Com isso, essa política é acionada quando uma conta poupança fica sem nenhuma movimentação ou saldo por um período de 180 dias.
Vale ainda destacar que o banco é obrigado a encerrar automaticamente a conta, independentemente da vontade do titular, quando isso acontece.
Essa ação tem como objetivo manter a organização e eficiência do sistema bancário, evitando a manutenção de contas inativas por longos períodos e ocasionando serviços extras sem utilidade.
Ao todo, fala-se sobre dois principais motivos que ocasionaram o encerramento das contas poupanças no Brasil.
Se a conta ficar sem nenhuma movimentação, como por exemplo: depósitos, saques, transferências, etc.) e com saldo zero por 180 dias seguidos, ela será automaticamente encerrada pela instituição bancária.
No entanto, caso a conta tenha saldo e movimentações, o próprio titular pode solicitar o encerramento da poupança.
Dessa forma, é necessário ir até uma agência bancária e entregar uma declaração por escrito solicitando o fechamento da conta
Nesse ínterim, o encerramento de forma automática não é definido pela Caixa, mas sim, pelo Banco Central do Brasil. Essa medida, portanto, é adotada por todas as instituições financeiras do país como um padrão.
A princípio, no momento que uma conta poupança é encerrada automaticamente, algumas consequências importantes devem ser consideradas, a saber:
Posteriormente ao encerramento, não é mais possível reabrir a mesma conta poupança. O cliente precisará abrir uma nova conta em uma agência bancária de sua preferência.
Caso ainda tenha um saldo na conta no momento do encerramento, esse valor poderá ser retirado pelo titular. Todavia, a conta fechada não terá como ser movimentada mais.
O encerramento automático da poupança pode gerar anotações negativas no histórico do banco do cliente, o que pode afetar futuras solicitações de crédito ou outros serviços financeiros no país.
Ocasionalmente, é importante saber, todo os titulares de conta poupança fiquem atentos aos prazos e movimentações de suas contas para evitar o encerramento automático e suas consequências indesejadas.
Nesse meio tempo, para evitar o que a conta poupança seja finalizada de forma automática, existem algumas medidas muito utilizadas, a saber:
Em primeiro lugar, faça depósitos, saques ou transferências em sua conta poupança de forma periódica, evitando que ela fique inativa por 180 dias seguidos;
Em segundo lugar, mesmo que não haja um valor mínimo obrigatório para manter uma conta poupança, é recomendável manter um valor mínimo para evitar que a conta fique zerada;
Em terceiro lugar, é bom analisar de forma regular o extrato da sua conta poupança, tanto pelo Internet Banking quanto em agências, para monitorar a atividade e evitar surpresas;
Em quarto e último lugar, caso a pessoa queira fechar sua conta poupança, vá até uma agência bancária e faça a solicitação por escrito. Assim, será evitado o encerramento automático.
LEIA TAMBÉM