Bancos / GOVERNO

Nova Lei do Governo Faz com que 12 bancos se juntem e emitam este comunicado

Antonio Oliveira Publicado em 12/06/2024, às 05h00

FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedin
Nova Lei do Governo Faz com que 12 bancos se juntem e emitam este comunicado - Reprodução
Nova Lei do Governo Faz com que 12 bancos se juntem e emitam este comunicado - Reprodução

A lei promulgada pelo presidente Lula permitiu que 12 bancos, incluindo os conhecidos Caixa e Itaú, se unissem para implementar novas medidas de segurança financeira. Os bancos emitiram cinco alertas importantes sobre o bloqueio para evitar fraudes.

Com a participação de vários bancos e operadoras de telefonia, o programa Celular Seguro, uma iniciativa inovadora do governo brasileiro, vem ganhando popularidade. O programa tem como objetivo principal facilitar a vida das vítimas de roubos e furtos de celulares, agilizando o processo de bloqueio do aparelho e dificultando a vida dos criminosos.

Os bancos como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco, Santander, Caixa Econômica Federal, Banco Original, Banco Inter, Neon Pagamentos e Nubank já se enquadraram no programa, de acordo com o portal Tele.Sintese. As operadoras de telefonia Claro, TIM, Vivo e Oi estão entre elas.

Os usuários devem baixar o aplicativo gratuito em seus smartphones e registrar o IMEI do aparelho para participar do Celular Seguro. Basta informar o ocorrido no aplicativo ou ligar para a polícia se algo for perdido ou roubado. O programa bloqueará o aparelho para que terceiros não o usem.

5 etapas

O aplicativo Celular Seguro do Governo Federal, permite que você bloqueie seu smartphone de forma rápida e eficaz em caso de perda ou roubo. O Remessa Online divulgou cinco passos para bloquear o dispositivo:

1. Acesse o app Celular Seguro:

Antes de usá-lo, certifique-se de ter instalado e baixado o aplicativo Celular Seguro em seu smartphone. Acesse o aplicativo e inicie a sessão usando sua conta Gov.br.

2. Selecione o aplicativo que deseja bloquear:

Selecione o dispositivo que deseja bloquear na tela inicial do aplicativo. Você pode selecionar outro dispoisitivo na lista "Meus Telefones" se tiver um outro dispositivo registrado em sua conta. Caso não tenha outro dispositivo disponível, encontre um contato de confiança no aplicativo e selecione seu dispositivo na seção "Telefones de Confiança".

3. Inicie o procedimento de bloqueio:

Para iniciar o processo de registro de uma perda ou roubo, clique no botão "ALERTA". Para fornecer as informações necessárias, como data, hora e local do ocorrido, siga as instruções na tela.

4. Salve o protocolo de segurança:

Você receberá um protocolo de bloqueio após a conclusão do registro da ocorrência. Anote este protocolo ou salve-o em um local seguro, pois você precisará para desbloquear seu dispositivo em um futuro.

5. O aplicativo envia mensagens às autoridades:

O aplicativo Celular Seguro envia automaticamente seus dados para bancos e operadoras de telefonia envolvidas. Assim, seu dispositivo será bloqueado nas redes dessas empresas, impedindo que terceiros o usem.

Qual o melhor banco digital?

Banco Sofisa, Nubank e Banco Inter são os três melhores bancos digitais do Brasil, de acordo com o ranking da Forbes de melhores bancos do mundo de 2023.

O usuário do serviço público tem direito a receber atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis, e adequadas ao serviço e ao atendimento, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17.

Como estabelecido pela lei nº10.048 de 8 de novembro de 2000, as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos têm direito a atendimento prioritário.