Uma das principais fintechs, o PicPay permite que menores de idade criem uma conta digital desde que tenham permissão dos pais ou responsáveis.
Uma das principais fintechs do Brasil, o PicPay permite que menores de idade criem uma conta digital desde que tenham permissão dos pais ou responsáveis.
O Banco Central do Brasil (Bacen) supervisiona a abertura de contas para menores e cria padrões específicos para esse tipo de conta.
A seguir, detalhamos como funciona o processo de abertura de conta para crianças de 0 a 15 anos e adolescentes de 12 a 17 anos no aplicativo.
Contas PicPay para menores
A criação de uma conta PicPay para crianças de 0 a 15 anos deve ser feita por um dos pais ou responsáveis. A seção "PicPay Família" do aplicativo é onde você faz isso.
Os procedimentos são os seguintes:
- O responsável abre o PicPay e vai à seção "PicPay Família".
- Para começar a criação da conta, você deve tocar em "Continuar" na tela inicial.
- Os dados da criança devem ser preenchidos pelo responsável, incluindo nome, data de nascimento, telefone, CPF, e-mail e renda.
- A criança deve baixar o aplicativo do banco digital em seu dispositivo e tocar em "Criar conta" após preencher todos os dados necessários.
- A criança passará por um procedimento de validação de segurança que inclui tirar uma foto do rosto e do documento de identificação (RG, DNI, RNE ou RNM físicos) e gerar uma senha pessoal e intransferível.
Os adolescentes de 12 a 17 anos precisam da autorização dos pais, mas podem criar a conta por conta própria. Veja como funciona:
- O jovem instala o aplicativo PicPay e insere seus dados pessoais para criar uma conta.
- Na sequência, deve fornecer os dados do responsável, incluindo o nome completo, a data de nascimento, o e-mail e o telefone do responsável.
- O PicPay notificará o responsável por meio de SMS e e-mail. Deve clicar no link enviado e seguir as etapas de validação para autorizar a criação da conta.
Como resolver problemas ao criar uma conta PicPay para crianças
Apesar do processo ser simples, alguns problemas podem impedir a aprovação da conta. As causas mais importantes incluem:
- Datas incorretas fornecidas pela pessoa responsável.
- Adolescentes emancipados
- Documento de identificação que não foi validado
É possível entrar em contato com o suporte do PicPay diretamente pelo aplicativo se a conta não for aprovada.
Isso pode ser feito tocando no ícone de interrogação (?). na parte inferior da tela e se conecte ao Assistente Virtual para conversar. Para uma nova avaliação, as fotos do documento de identificação da criança devem ser enviadas.
A abertura de contas para menores de idade no PicPay é um processo bastante simples, e é feito para garantir que seja seguro e dentro das leis do Bacen.
Os menores, sempre sob a supervisão de seus responsáveis, podem aprender a gerenciar suas finanças com a conta.
O PicPay é uma fintech inovadora que disponibiliza contas digitais para menores de 18 anos, permitindo que jovens a partir dos 13 anos tenham acesso a serviços financeiros. Essa iniciativa visa promover a educação financeira desde cedo, oferecendo funcionalidades como transferências, pagamentos e recarga de celular.
Pais ou responsáveis controlam e supervisionam a conta, garantindo segurança e gestão adequada. Com essa abordagem, o PicPay incentiva a responsabilidade financeira e a familiarização com tecnologias de pagamento digital, preparando os jovens para uma vida adulta financeiramente consciente e responsável.