Aposentadoria sem Idade Mínima INSS, tudo o que você precisa saber

Redação Publicado em 08/07/2024, às 22h50

FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedin
Aposentadoria sem Idade Mínima INSS, tudo o que você precisa saber - Reprodução
Aposentadoria sem Idade Mínima INSS, tudo o que você precisa saber - Reprodução

Diante da nova política de aposentadoria do INSS aos 55 anos de idade, a maioria das pessoas estão intrigadas por entender como essa mudança afetará o futuro de sua vida.

As alterações, por sua vez, que fazem parte de uma estratégia para valorizar a trajetória dos brasileiros, permitem uma retirada mais precoce do mercado de trabalho se cumprir certos requisitos.

Basicamente, o objetivo desta política é proporcionar um descanso merecido para quem trabalhou de forma intensa.

Contudo, essa chance vem acompanhada de requisitos específicos que devem ser cuidadosamente avaliados.

Regras para aposentadoria por contribuição

Inicialmente, as novas regras para aposentar por contribuição no Brasil incluem alguns pontos que deixam o acesso mais fácil para esse direito que é garantido na Constituição Federal de 1988.

Agora, a aposentadoria pode ser solicitada por mulheres depois de contribuírem por 30 longos anos, e por homens posteriormente a contribuição de 35 anos, isso sem precisar ter uma idade mínima.

A chance de combinar idade e tempo de contribuição através da pontuação incentiva muitos a planejar melhor o momento de se aposentar. 

Realmente isso é um alívio para os trabalhadores brasileiros que pretendem gozar de um descanso merecido.

Aposentadoria especial aos 55 anos, entenda

A aposentadoria especial aos 55 anos, abrange trabalhadores que iniciaram sua jornada depois da reforma da Previdência de 2019.

Dessa forma, a aposentadoria é voltado para aqueles que tiveram condições de trabalho que são consideradas prejudiciais para a saúde ou integridade física da pessoa, como:

  • exposição a agentes nocivos químicos, físicos e biológicos.

De forma especial para esses profissionais, os planos de aposentadoria desejam atenção às diretrizes específicas para garantir o devido descanso.

Portanto, a aposentadoria aos 55 anos vem para reformular e adaptar a forma como os profissionais brasileiros planejam o fim de sua jornada no trabalho.

Notoriamente, é de se esperar que mais pessoas tenham a oportunidade de desfrutar de seus longos anos de aposentadoria com dignidade, resultado de uma vida de contribuições social, suor e muito trabalho.

Principais tipos de aposentadoria

Confira as principais aposentadorias:

  • Idade: Na aposentadoria por idade é preciso ter no mínimo 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, com, ao menos 15 anos de contribuição
  • Invalidez: A aposentadoria por invalidez é concedida para quem se incapacita permanentemente para o trabalho;
  • Especial: A aposentadoria especial é destinada para quem trabalha sob condições nocivas à saúde;
  • Tempo de contribuição: Com relação a aposentadoria por tempo de contribuição, ela é disponível para quem contribui por 30 anos se for mulhereS, ou 35 anos se homem, sem absolutamente nenhuma necessidade de uma idade mínima;
  • Morte: A aposentadoria por morte é direito que vai para os dependentes no falecimento do contribuinte.