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Como conseguir Seguro-Desemprego para quem é MEI? Guia completo

O seguro-desemprego para quem é MEI é um benefício concedido pelo Governo a trabalhadores que atendam alguns requisitos estabelecidos.

Julio Cesar Publicado em 27/06/2024, às 18h00

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Como conseguir Seguro-Desemprego para quem é MEI? Guia completo - Reprodução
Como conseguir Seguro-Desemprego para quem é MEI? Guia completo - Reprodução

O seguro-desemprego para quem é Microempreendedor Individual (MEI) é possível em algumas situações.

Para ter direito, é necessário que o MEI esteja incluído no regime CLT (carteira assinada) e atenda a outras exigências do Governo Federal.

As principais condições são:

  • Inatividade da Empresa: O MEI deve comprovar que sua empresa está inativa, ou seja, não há geração de renda pelo CNPJ.
  • Renda Insuficiente: A renda pelo CNPJ não pode ser suficiente para o sustento da família, sendo igual ou inferior a um salário mínimo.
  • Não Demissão por Justa Causa: O MEI não pode ter sido demitido por justa causa.
  • Vínculo Empregatício: É necessário ter vínculo empregatício com alguma empresa e estar incluído no regime CLT.

Se essas condições forem atendidas, o MEI pode solicitar o seguro-desemprego após ser desligado sem justa causa. O seguro-desemprego é um benefício concedido pelo Governo Federal para auxiliar financeiramente o trabalhador demitido de carteira assinada.

Caso precise, você pode acionar a Previdência Social para receber as parcelas mensais. O seguro-desemprego é um auxílio oferecido pelo Governo Federal a trabalhadores demitidos sem justa causa.

Mas, engana-se quem pensa que apenas carteira assinada garante esse direito! O MEI (Microempreendedor Individual) também pode ter acesso ao benefício, desde que atenda a alguns requisitos específicos.

Assim, o seguro-desemprego para MEI é uma realidade, mas com algumas particularidades.

Para ter acesso ao benefício, o MEI precisa estar vinculado ao regime CLT (carteira assinada) e atender a outras exigências do Governo Federal.

Seguro-desemprego para MEI

Veja abaixo algumas das principais dúvidas de quem procura sobre o assunto.

Quais ois requisitos?

O Microempreendedor Individual (MEI) pode sim ter acesso ao seguro-desemprego, mas algumas condições específicas precisam ser cumpridas:

  • Demissão sem justa causa: Do seu emprego formal com carteira assinada.
  • Ausência de renda como MEI: Durante o período de trabalho com carteira assinada.

Em que lugar solicitar?

  • Online: Portal "Gov.br".
  • Presencial: O requerente deve se dirigir até uma unidade mais próxima do SRTE ou do SINE.

Quais os documentos necessários?

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Carteira de Identidade (RG); CPF;
  • Comprovante de Demissão (Aviso Prévio ou Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho);
  • Declaração Anual do MEI (DASN);
  • Certidão de Nascimento ou Casamento (se necessário);
  • Procuração ou Alvará de Autorização (para representante).

O mais indicado é que um profissional especializado seja consultado para saber se você tem direito ao seguro-desemprego para MEI e te auxiliar na solicitação. É importante apresentar todos os documentos exigidos para evitar atrasos no processo.