As mudanças nas leis trabalhistas e o envelhecimento da população tornaram a aposentadoria antecipada atraente para muitos brasileiros que desejam se aposentar e se retirar do mercado de trabalho antes da idade mais comum.
Recentemente, foi confrmado que um certo número de trabalhadores podem receber esse tipo de aposentadoria a partir dos 55 anos.
A aposentadoria especial é um tipo de benefício do INSS destinado a trabalhadores que preenchem certos requisitos estabelecidos pelo governo federal.
Essa retirada precoce do mercado de trabalho ajuda aqueles que estão expostos a condições de trabalho perigosas para sua saúde.
Após a Reforma da Previdência de 2019, profissionais que começaram a contribuir recebem uma aposentadoria especial, de acordo com o INSS. Essa opção de aposentadoria paga a partir de 15, 20 ou 25 anos de contribuição, dependendo do nível de risco envolvido nas atividades.
A alta voltagem elétrica ou a exploração mineral em ambientes subterrâneos estão entre as atividades consideradas de alto risco. A aposentadoria especial pode ser uma excelente maneira para os profissionais que trabalham nessas circunstâncias viverem uma velhice mais tranquila e segura.
O trabalhador deve acessar a plataforma online do INSS e seguir um procedimento bastante simples para dar entrada no pedido de aposentadoria especial.
Para começar, são necessários documentos confiáveis para verificar o tempo de contribuição e o tipo de trabalho. Após a submissão e análise dos documentos pelo INSS, o benefício pode ser concedido e o beneficiário começa a receber pagamentos mensais.
Os funcionários podem fazer todo o processo de casa com esse processo online, evitando filas e demoras desnecessárias.
Para aqueles que podem usufruir desse direito, a aposentadoria especial é uma opção muito vantajosa. Com o avanço das tecnologias e a simplificação dos processos burocráticos, solicitar esse benefício tornou-se mais comum. Assim, para não perder essa oportunidade, é fundamental conhecer bem as regras e requisitos.
Depois da reofmra da previdência, em 2019, ficou mais difícil de se aposentar antes dos 60 anos, porém, existem regras de transição que permitem que os brasileiros com 55 anos se aposentem de forma antecipada.
A regra de pontos, regra de idade mínima e o pedágio de 50% e 100% são as principais modalidades de transição.
Em 2024, as mulheres precisam de 91 pontos e os homens de 101 pontos. Uma mulher com 55 anos e 36 anos de contribuição, obtém 91 pontos, o que a permite se aposentar.
É preciso 56 anos e meio para mulheres ou 61 anos e meio para homens, e 30 anos de cotrinbuição para mulheres ou 35 anos de contribuição para homens.
A idade mínima aumenta seis meses por ano, chegando a 62 para mulheres e 65 para os homens.
Aqueles que estavam a menos de dois anos do tempo mínimo de contribuição antes da reforma (28 anos para mulheres e 3 anos para homens).
Além do tempo que faltava na data da reforma, é necessário contribuir por 50% a mais.
Para aqueles que tinham mais tempo de contribuição disponível para concluir. Deve trabalhar o dobro do tempo necessário para chegar à aposentadoria.
LEIA TAMBÉM