Cronograma INSS para segunda parcela do 13° salário para aposentados

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começou com os pagamentos referentes ao 13º salário para aposentados e pensionistas

Antonio Oliveira Publicado em 28/05/2024, às 05h00

FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedin
Cronograma INSS para segunda parcela do 13° salário para aposentados - Reprodução
Cronograma INSS para segunda parcela do 13° salário para aposentados - Reprodução

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começou com os pagamentos referentes ao 13º salário para aposentados e pensionistas na sexta-feira (24).

Esta fase de pagamentos seguira até o dia 7 de junho, de acordo com o cronograma específico para quem ganha até um salário mínimo e para aqueles que possuem o benefício superando esse valor.

Qual é o calendário de pagamentos?

Os beneficiários podem consultar as datas de pagamento e outros detalhes acessando o site ou aplicativo MEU INSS. Em seguida, basta selecionar a opção "extrato de pagamento". Além disso, outras informações também podem ser consultadas através da central de atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h Às 22h.

Veja as datas de pagamento para quem recebe um salário mínimo:

  1. Final 1: 24 de maio
  2. Final 2: 27 de maio
  3. Final 3: 28 de maio
  4. Final 4: 29 de maio
  5. Final 5: 31 de maio
  6. Final 6: 3 de junho
  7. Final 7: 4 de junho
  8. Final 8: 5 de junho
  9. Final 9: 6 de junho
  10. Final 0: 7 de junho

Veja as datas de pagamento para quem recebe mais de um salário mínimo:

  1. Finais 1 e 6: 3 de junho
  2. Finais 2 e 7: 4 de junho
  3. Finais 3 e 8: 5 de junho
  4. Finais 4 e 9: 6 de junho
  5. Finais 5 e 0: 7 de junho

Quem pode receber o 13º salário?

Aposentados, pensionistas e pessoas que receberam benefícios temporários como o auxílio por incapacidade temporária e auxílio-reclusão durante o ano podem receber o benefício.

O valor é proporcional ao tempo em que o benefício foi recebido. Beneficiários de salário-maternidade também têm direito a um 13º salário proporcional, que é pago junto com a última parcela do benefício.

É válido destacar que, apesar disso, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para idosos e pessoas com deficiência não têm direito a receber o décimo terceiro salário.

A segunda parcela do 13º salário será a diferença entre o valor total do abono anual e a quantia antecipadamente paga. Este montante será creditado em conjunto com o benefício referente ao mês de maio. É muito importante lembrar que o pagamento deste crédito também possui incidência de descontos legais, como o imposto de renda.

Com as datas chegando perto, é recomendado que os beneficiários se planejem financeiramente e consultem regularmente suas contas para verificar o depósito da segunda parcela do décimo terceiro salário, para, quem sabe, garantir uma tranquilidade e organização em suas finanças.

É possível perder o 13º salário?

Existem algumas situações que acabam excluindo o trabalhador do direito de receber esse bônus anual tão aguardado para trabalhadores formais.

Perdem o direito ao 13º salário:

  • Funcionário demitido por justa causa;
  • Funcionário que tenha mais de 15 faltas não justificadas ao longo de um mês de trabalho, perdendo direito à parcela do 13º salário referente àquele período;

Como calcular o décimo terceiro?

Para calcular o 13º, é preciso entender as seguintes condições:

  • Se a pessoa trabalhou o ano todo na empresa e recebeu a mesma remuneração de janeiro a dezembro, ela irá receber o equivalente a um salário bruto.
  • Se a pessoa trabalhou menos tempo, mas também recebeu o mesmo valor, basta dividir o valor do salário bruto por 12, e multiplicar pelo número de meses trabalhados.