Governo libera PAGAMENTO EXTRA para quem trabalha com registro em carteira

O Governo Federal acaba de liberar um Pagamento Extra via PIX para trabalhadores brasileiros com carteira assinada há mais de cinco anos.

Pollyana Ferreira Publicado em 19/05/2024, às 13h37

FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedin
Governo libera PAGAMENTO EXTRA para quem trabalha com registro em carteira - Canva
Governo libera PAGAMENTO EXTRA para quem trabalha com registro em carteira - Canva

Essa semana o trabalhador brasileiro irá começar com o pé direito. Uma vez que o governo liberou o pagamento do PIS/PASEP para os empregados do setor privado e servidores públicos.

O pagamento extra liberado em questão, visa proporcionar um reforço financeiro para quem possui carteira de trabalho assinada.

Ainda na dúvida se terá direito ao dinheiro? Continue a leitura que daremos todos os detalhes.

Governo libera PAGAMENTO EXTRA para quem trabalha registrado
Governo libera PAGAMENTO EXTRA para quem trabalha com registro em carteira - Canva

Abono PIS/PASEP 2024

De antemão, o Governo Federal começou o ano de 2024 unificando os dois benefícios PIS e PASEP. Isso se deve para facilitar o acesso ao pagamento extra do benefício, sem gerar tumulto entre os trabalhadores brasileiro. 

Além do que, trás uma maior comodidade para o trabalhador que terá acesso a retirada do seu abono até a data de 27 de dezembro de 2024. No entanto, existem regras para que o empregado tenha o seu direito garantido. Logo, os requisitos são:

  • Ter recebido até dois salários mínimos pela média mensal;
  • Conter os dados atualizados pelo RAIS/eSocial (encargo da empresa);
  • Ter tido a carteira assinada e trabalhado por pelo menos 30 dias no ano-base 2022;
  • Dispor da inscrição do PIS/PASEP há pelo menos cinco anos.

Valor recebido proporcional ao tempo trabalhado

Para ter uma estimativa do quanto terá direito a receber pelo o abono salarial, basta fazer o seguinte cálculo. A princípio, pegue o valor total do salário mínimo do ano-base 2022 (R$1.412,00) e divida por 12. Com o resultado multiplique pelo número de meses trabalhados no ano.

Desse modo, caso tenha tido a carteira assinada pelo período de 6 meses, o valor a ser recebido será de R$706.

Como dar entrada no abono salarial

Estando ciente e cumprindo com os requisitos para o ganho do benefício, o trabalhador poderá verificar na Caixa Econômica Federal, caso seja o beneficiário do PIS. No caso dos beneficiários do PASEP, a verificação fica por conta do Banco do Brasil.

Além disso, o PIS/PASEP poderá ser sacado diretamente nas agências bancárias, lotéricas e postos de correspondência da Caixa TEM. Contudo não esqueça de levar documento de identificação e o Número de Identificação Social-NIS.

Outras maneiras de verificar se possui direito ao abono salarial é através do aplicativo Caixa Trabalhador. Igualmente haverá a possibilidade de se informar através do site oficial do Governo Federal. 

Sobre a importância do pagamento extra PIS/PASEP

Desde já essa modalidade de benefício é de grande importância para a economia brasileira. Pois injeta dinheiro nos diversos setores de serviço, ajudando na circulação de capital dentro do mercado.

Em contrapartida também irá ajudar diversas famílias  que estejam passando por instabilidade financeira, aquecendo ainda mais o comércio.

Dar para antecipar o saque PIS/PASEP?

Sim, existe esse tipo de serviço oferecido por algumas instituições financeiras. Todavia esse tipo de acordo se dá por meio de empréstimo, onde o trabalhador obtém o dinheiro antes do seu tempo de resgate.

Em contrapartida será cobrado um valor com juros por um certo período de tempo, até a quitação da dívida. Nesse caso, é bom que o cidadão tenha a certeza que poderá arcar com o pagamento dos custos adicionais implicados.