A maioria dos programas governamentais e o compartilhamento de dados ocorre na era digital em que vivemos. O Cadastro Único (CadÚnico) é uma plataforma central que coleta todas as informações dos beneficiários de programas público no Brasil. Funciona como um armazém centralizado de dados dos cidadãos.
Neste artigo você terá um guia abrangente sobre o processo de atualização do cadstro no CadÚnico caso você já possua um. Trataremos como verificar o status dos beneficiários, a frequência recomendada para atualização dos dados e os procedimentos necessários para garantir a continuidade dos benefícios.
O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) informou no início de 2024, que cerca de sete milhõe de famílias tinham seus cadastro no CadÚnico desatualizados. O cancelamento de benefícios sociais essenciais, como o Bolsa Família, pode ocorrer devido à falta de informações precisas no sistema.
Portanto, para garantir o recebimento contínuo de vários benefícios governamentais, todas as famílias que tenham alterado suas informações cadastrais, incluindo endereço, telefone, número de membros ou outros dados, devem atualizar o Cadastro Único em 2024.
Para continuar recebendo benefícios de programas sociais do governo, os dados do cadastro devem ser atualizados. O governo federal sugere que a atualização seja feita com intervalos de até dois anos.
É recomendável fazer uma atualização a cada um ano e meio, para evitar perder o prazo e, mais importante, não perder seus benefícios.
Embora o processo de atualização do Cadastro Único por meio da internet seja simples, ele requer alguns detalhes significativos. Veja o passo a passo a seguir:
Você pode baixar o aplicativo móvel correspondente ou visitar o site oficial do CadÚnico. Você pode se deparar com três situações possíveis ao selecionar a opção de atualização:
Se a atualização for necessária, você deve fornecer os dados solicitados no aplicativo ou no site e verificar se as informações estão corretas.
O processo de atualização será concluído se os dados fornecidos permanecerem idênticos.
O responável familiar deve visitar um Posto de Atendimento do Cadastro Único pessoalmente se as informações tiverem sido alteradas.
Além do site e do aplicativo, o Ministério do Desenvolvimento também oferece um número de telefone (0800 707 2003) para que você possa verificar os dados de seu cadastro. Ao ligar neste número, você pode obter informações sobre o estado do seu benefício, as data de recebimento e a data de saque de seus programas.
O beneficiário deve fornecer informações essenciais para permanecer um cidadão em programas sociais, assim como no primeiro cadastro. Os documentos são necessários não apenas para o responsável da família, mas também para seus familiares.
Documentos do responsável familiar: CPF ou título de eleitor;
Documentos dos familiares: CPF, título de eleitor, Certidão de nascimento, Certidão de casamento e RG.
Caso sejam necessários documentos adicionais: Em caso de famílias em que o beneficiário seja um representante legal da família, é preciso fornecer o Termo de guarda, Curatela e Tutela dos familiares.
LEIA TAMBÉM