O 13º salário é um dos benefícios mais esperados pelo povo, proporcionando um alívio econômico. Para alguns, o pagamento pode começar já em julho.
O décimo terceiro salário é um dos benefícios mais esperados pelos trabalhadores brasileiros, proporcionando um alívio econômico no fim do ano. Porém, a boa notícia é que, para alguns, o pagamento desse auxílio pode começar já em julho.
Isso acontece por conta da decisão de alguns empregadores e também ao incentivo do Governo Federal para antecipar o pagamento como uma estratégia de estímulo econômico.
De forma tradicional, o 13º salário é pago em duas parcelas: a primeira até novembro e a segunda até 20 de dezembro. Porém, desde a pandemia de Covid-19, algumas empresas optaram por antecipar o pagamento da primeira parcela para o mês de julho, alinhando este com o pagamento regular do salário do mês.
Nem todos os trabalhadores brasileiros terão o 13º salário em julho. A decisão dessa antecipação do pagamento é facultativa e depende de cada empresa. Porém, somente os trabalhadores de empresas que optaram por essa medida terão a vantagem de receber o 13º salário antes do fim do ano.
Porém, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já receberam suas duas parcelas do 13º salário, começando em abril.
Conforme as leis brasileiras, o 13º salário deve ser pago de acordo com o seguinte cronograma:
Além disso, se um trabalhador for demitido, ele tem direito a receber um 13º salário proporcional ao período trabalhado no ano.
O cálculo do 13º salário é relativamente simples e leva em consideração o período de trabalho e o salário do empregado. Confira como calcular:
Ao receber a segunda parcela do décimo terceiro salário, alguns descontos podem ser aplicados
A antecipação do 13º salário para julho representa uma mudança positiva para muitos trabalhadores brasileiros.
Com a decisão de algumas empresas e o apoio do Governo Federal, é possível que muitos tenham essa possibilidade de experimentar um alívio financeiro extra muito antes de chegar os últimos meses do ano, onde costumeiramente são feitos os pagamentos desse benefício tão aguardado por todos.
LEIA TAMBÉM