Benefícios / SEGURO-DESEMPREGO

Quando o seguro-desemprego cai na minha conta? Confira todos os prazos

Esse benefício trabalhista possui uma duração variável, podendo ser de 3 a 5 parcelas, dependendo da quantidade de tempo trabalhado anteriormente.

Antonio Oliveira Publicado em 17/07/2024, às 01h02

FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedin
Quando o seguro-desemprego cai na minha conta? Confira todos os prazos - Reprodução
Quando o seguro-desemprego cai na minha conta? Confira todos os prazos - Reprodução

Ficar sem emprego e sem sua principal fonte de renda é uma situação preocupante para muitos trabalhadores.

Felizmente, aqueles com carteira assinada podem contar com o seguro-desemprego, um benefício que proporciona algumas parcelas para o sustento do titular enquanto ele busca um novo trabalho.

Porém, a espera pelo valor depositado na conta pode gerar muita ansiedade, levando muitos a se perguntarem "Que horas cai o seguro-desemprego?".

Afinal, o que é Seguro-Desemprego?

O seguro-desemprego é um benefício concedido ao trabalhador que foi demitido sem justa causa, permitindo que ele se sustente enquanto busca novas chances de trabalhar.

Esse benefício trabalhista possui uma duração variável, podendo ser de 3 a 5 parcelas, dependendo da quantidade de tempo trabalhado anteriormente.

A solicitação do seguro-desemprego pode ser feita de forma eficaz e confortável, sem a necessidade de sair de casa. O trabalhador pode dar entrada nesse auxílio através dos seguintes meios:

  • Por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
  • Pelo site da Caixa Econômica Federal;
  • Usando o aplicativo Caixa Tem;
  • Em uma agência bancária da Caixa.

Quando o Seguro-Desemprego é depositado?

A primeira parcela do seguro-desemprego é liberada depois de 30 dias da solicitação inicial. As parcelas subsequentes têm um intervalo de 30 dias, contados a partir da emissão da parcela anterior.

Quanto ao horário de depósito, geralmente o seguro-desemprego é pago durante o horário de atendimento da Caixa Econômica Federal, que é o banco responsável pelos pagamentos desses benefícios. Isso quer dizer que os depositos costumam acontecer entre segunda e sexta-feira, das 8h às 14h.

Entretanto, é essencial destacar que existem relatos de pagamentos que foram feitos em outros horários, podendo chegar até às 21h. Isso pode acontecer por conta de diferentes modelos de transição usados, como TED (Transferência Eletrônica de Valores) ou Pix.

O Seguro-Desemprego pode cair no final de semana?

É possível que o seguro-desemprego seja depositado em finais de semana, sim, por mais que não seja o mais comum. Isso pode acontecer quando a transferência é feita por Pix, porque nesse caso a transação é feita no momento do envio, independentemente do dia da semana.

Já quando o pagamento é feito por meio de TED, os valores tendem a cair somente em dias úteis, ou seja, de segunda a sexta-feira. Com isso, a chance de o seguro-desemprego ser depositado em um sábado ou domingo é menor, mas é uma chance que não pode ser descartada totalmente, dependendo do modelo de transação escolhido.

Como consultar o pagamento do seguro-desemprego?

Há algumas maneiras de consultar a data de recebimento e o valor do seguro-desemprego. Veja abaixo:

  • Pela Carteira de Trabalho Digital;
  • Por meio do aplicativo Caixa Tem
  • No site da Ciaxa Econômica Federal

Essa verificação pode ser feita em qualquer momento, possibilitando que o trabalhador acompanhe o status do seu benefício e saiba exatamente quando o valor será depositado em sua conta.

O que fazer se o seguro-desemprego não cair na conta?

Se ele nao for depositado na data esperada, é essencial compreender as razões que levaram a isso. Alguns atrasos podem acontecer por erros ou falta de documentação na solicitação inicial.

A melhor alternativa para solucionar esse problema é entrar em contato com a Caixa Econômica Federal, seja por telefone, solicitando suporte pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou então usar o aplicativo Caixa Tem para ter mais informações.