Bolsa Família / BOLSA FAMÍLIA

Espanto e Choro com exclusão do BOLSA FAMÍLIA para este grupo de pessoas

Foi anunciado pelo governo federal cortes impactantes em gastos, incluindo reduções em benefícios sociais como o Bolsa Família.

Antonio Oliveira Publicado em 16/07/2024, às 22h40

FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedin
Espanto e Choro com exclusão do BOLSA FAMÍLIA para este grupo de pessoas - Reprodução
Espanto e Choro com exclusão do BOLSA FAMÍLIA para este grupo de pessoas - Reprodução

Foi anunciado pelo governo federal cortes impactantes em gastos, incluindo reduções em benefícios sociais como o Bolsa Família.

Isso gerou preocupação entre as milhões de famílias que dependem desse programa de assistência. Porém, existem diversos jeitos pelos quais os beneficiários podem consultar sua situação atual e acompanhar os próximos pagamentos.

Corte de gastos e impacto no Bolsa Família

A equipe de economia do governo federal divulgou um corte de quase R$ 26 bilhões em gastos para o próximo ano, incluindo reduções em muitos programas sociais.

Essa medida faz parte de um "pente fino" que tem como objetivo revisar benefícios e despesas consideradas desnecessárias em todas as pastas governamentais.

Por mais que os detalhes sobre esse pente fino não tenham sido informados, o ministro Fernando Haddad e a ministra Simone Tebet explicaram que uma proposta de bloqueio ou contingenciamento será apresentada no relatório de despesas em julho. Isso quer dizer que mudanças e adaptações nos programas sociais, como o Bolsa Família, estão por vir.

Consulta pelo Cadastro Único

O primeiro jeito de confirmar a situação do seu benefício Bolsa Família é por meio do site do Cadastro Único (CadÚnico). Essa plataforma possibilita acessar informações sobre o recebimento dos benefícios a partir da sua conta cadastrada no portal Gov.br.

Quando acessa o sistema, você pode identificar a situação de todos os programas sociais do governo dos quais faça parte. Para isso, clique no campo "Meu Benefício". Nessa seção, é possível obter um comprovante de cadastro na opção "Consulta Simples" ou informações detalhadas na área de "Consulta Completa".

Além disso, o sistema também mostrará o seu Número de Identificação Social (NIS), que é essencial para determinar a data de pagamento do Bolsa Família.

Você também poderá visualizar os dados de identificação do responsável pela casa e de todos os integrantes do grupo familiar.

Consulta através do aplicativo do Bolsa Família

Outra alternativa para consultar a situação cadastral e os próximos pagamentos do Bolsa Família é por meio do aplicativo oficial do programa. Esse aplicativo está disponível para download nas plataformas Play Store, para dispositivos Android e na Apple Store para dispositivos com sistema iOS.

Depois de instalar o aplicativo em seu dispositivo, clique na opção "Consulta". O acesso pode ser realizado de duas maneiras: pelo número do CPF ou com uma senha criada de forma exclusiva para o app do Bolsa Família. Se ainda não tem uma senha, você pode cadastrá-la de acordo com as instruções na tela.

Ao acessar o aplicativo, você poderá visualizar um cadeado com a informação sobre o seu benefício, indicando se está ou não liberado.

Para uma consulta ainda mais completa e integrada, o Governo Federal disponibiliza o aplicativo oficial do Bolsa Família, anteriormente chamado pelo nome de Auxílio Brasil.

Baixe o aplicativo do Bolsa Família em seu dispositivo e siga os passos a seguir:

  1. Abra o aplicativo e escolha a opção "Consultar Benefício";
  2. Digite seu CPF ou NIS e a senha do aplicativo;
  3. Acesse informações detalhadas relacionadas ao seu benefício, como valor, data de pagamento e extrato de pagamentos.