Muitas pessoas estão sendo bloqueadas no programa Bolsa Família. Afinal, é possível efetuar novamente a inscrição no programa? Entenda tudo agora!
Quem está bloqueado no Bolsa Família já se perguntou se é possivel realizar a inscrição novamente no programa, e a resposta é sim.
O processo de reinserção muda confrome o motivo do bloqueio, porém, de modo geral, as famílias precisam atualizar seus dados no Cadastro Único (CadÚnico) e apresentar a documentação necessária para comprovar sua situação.
O Bolsa Família pode ser bloqueado por diversos motivos. Os mais comuns, são:
Para realizar novamente a inscrição no Bolsa Família, as pessoas que tiveram o benefício bloqueado devem seguir os seguintes passos:
Não há um prazo específico para realizar uma nova isncrição no Bolsa Família. As famílias podem fazer a inscrição a qualquer momento, desde que cumpram todos os requisitos do programa.
Em busca de mais informações sobre o Bolsa Família? Os interessados podem entrar em contato com a Central de Atendimento do Ministério da Cidadania no número 135 ou acessar o site do programa.
É importante lembrar que as famílias devem manter seus cadastros no Cadastro Único, atualizados, para evitar que o Bolsa Família seja bloqueado. As famílias que tiverem dúvidas em relação ao funcionamento do programa Bolsa Família e demais benefícios oferecidos pelo governo para pessoas em situação de vulnerabilidade social, podem procurar orientação no CRAS de seu município.
O Programa Bolsa Família foi estabelecido pelo governo Lula através de Medida Provisória 132, em 20 de outubro de 2003, e posteriormente convertida em lei em 9 de janeiro de 2004, através da Lei Federal n. 10.836.
A criação do Bolsa Família uniu e ampliou vários programas de auxílio de renda de governos anteriores como Bolsa-Escola, CadÚnico, Bolsa-Alimentação, Auxílio Gás, além do Fome Zero, que foi instituído no começo do primeiro mandato do então presidente.
LEIA TAMBÉM