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Número do Bolsa Família: telefones e canais de atendimento oficial

Confira todas as mudanças realizadas nos canais de atendimento oficiais do Bolsa Família que foram atualizados neste ano

Redação Publicado em 17/05/2024, às 12h00

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Número do Bolsa Família: telefones e canais de atendimento oficial - Divulgação
Número do Bolsa Família: telefones e canais de atendimento oficial - Divulgação

O maior programa de distribuição de renda do Brasil, o Bolsa Família, vem ajudando milhares de famílias pelo país. No entanto, algumas pessoas não sabem como se informar sobre o seu próprio benefício. Por isso, viemos te ensinar onde buscar as orientações necessárias através dos telefones e canais de atendimento oficiais.

Canais de atendimento via telefone

A fim de facilitar a vida dos beneficiários, o Governo Federal possui telefones oficiais para prestar o devido suporte a sua população. Lembrando que todos os números fornecidos podem ser efetuados de telefone fixo ou celular. Desse modo, listamos os tipos de serviços prestados em cada setor e horário de funcionamento, sendo eles:

Central de Atendimento Oficial: 111

Esse é o número oficial para quem deseja se informar sobre o seu benefício. Entre as informações mais procuradas temos:

  • Descobrir se tem direito ao benefício;
  • Saber se foi selecionado para participar do Bolsa Família;
  • Conseguir a data exata do recebimento do dinheiro;
  • Consultar se o benefício está disponível para saque;
  • Cartão e senha do Bolsa Família;
  • Sobre o acesso ao aplicativo Caixa Tem;
  • Acesso ao aplicativo do Bolsa Família, etc.

O atendimento eletrônico é 24h, sete dias por semana. Contudo, se preferir falar com a atendente o horário de atendimento é de segunda à sexta-feira das 07h às 19h. Para atendimento aos finais de semana e feriados nacionais, das 10h às 16h.

Disque Social Ouvidoria: 121

Por esse número o beneficiário poderá reclamar, dar sugestões, denunciar, elogiar ou solicitar informações sobre o programa Bolsa Família. O seu atendimento é 24h sete dias por semana pela secretária eletrônica. Mas caso o usuário queira falar com alguma atendente, o horário será de :

  • Segunda à Sexta-feira: das 07h às 19h
  • Sábado e Domingo(durante o Calendário de Pagamento): das 10h às 16h.

Via Whatsapp

Também é disponibilizado um  número de Whatsapp, assim o Ministério do Desenvolvimento Social-MDS fornece o seguinte número:

  • +55 61 4042-1552

Igualmente o serviço é de 24h se o atendimento for pela secretária eletrônica. Mas caso queira falar com uma atendente, o horário é de segunda à sexta-feira das 7h às 19h. O diferencial aqui é o serviço oferecido em libras.

Telegram

Caso faça uso do aplicativo do Telegram, também haverá o acesso através da busca do seguinte nome Ouvidoria Do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Atendimento Caixa ao Cidadão: 0800 726 0207

Por aqui o atendimento digital será 24h de domingo a domingo. Já para falar com a atendente, o horário é de:

  • Segunda à sexta: 8h às 21h;
  • Sábado: 10h às 16h.

A saber, o único atendimento não efetuado por ligação será o de pedido para a 2° emissão do cartão do  Bolsa Família. Logo, caso perca ou tenha o cartão roubado, apresente-se a uma agência da Caixa com um documento de identificação com foto.

Também existe a opção de ligação para as pessoas portadoras de deficiência auditiva/fala, sendo o número:

  • 0800 726 2492.

Demais canais de atendimento oficial

Por fim, o Governo Federal criou outros mecanismos para suprir os anseios e demandas de quem necessita entrar em contato para saber sobre o Bolsa Família. Entre esses contatos, temos:

Formulário Eletrônico

O mesmo pode ser encontrado no site oficial do Governo e todos os serviços ofertados por esse formulário serão gratuitos. Dessa maneira o cidadão poderá obter informações sobre: 

  • Solicitações, Reclamações, Elogios, Denúncias direto com a Ouvidoria;
  • Serviço de Informação ao Cidadão do MDS.