O bilionário fundador da corretora BitMEX, Arthur Hayes, afirmou que uma mudança iminente nas políticas dos bancos centrais está prestes a levar as criptomoedas a um novo ciclo de crescimento.
Hayes aponta a possibilidade de uma flexibilização monetária global em seu artigo mais recente, enfatizando as decisões tomadas pelo Banco do Canadá (BOC) e pelo Banco Central Europeu (BCE) de reduzir as taxas de juros.
Hayes argumenta que essas ações da Europa e do Canadá sugerem que os ativos de risco podem aumentar se o banco central dos EUA seguir o mesmo caminho.
Os cortes de taxas do BOC e do BCE esta semana, juntamente com outros cortes de taxas, vão levantar as criptomoedas do letargo no hemisfério norte. A princípio, não esperava que isso acontecesse. Em minha opinião, os fogos começariam em agosto.
Hayes afirmou que a mudança na política monetária indica o momento certo para investir na valorização do Bitcoin e das altcoins. O veterano do mercado afirma que sua estratégia deve mudar porque as circunstâncias macroeconômicas mudaram em relação ao seu cenário básico.
Seguindo seu texto, Hayes afirma que os bancos centrais com taxas elevadas terão a única opção de reduzir o diferencial das taxas de juro se a secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, decidir fazê-lo.
Os bancos centrais tradicionais acreditam que a redução das taxas só é benéfica se a inflação estiver abaixo da meta. No entanto, qual é o alvo? Apesar das diferenças em termos de crescimento, dívida, demografia e cultura, todos os bancos centrais do G7 têm uma meta de inflação de 2%.
Hayes demonstra que nenhuma estatística de inflação divulgada pelo governo de nenhum país do G7 está abaixo da meta de 2%.
Portanto, ele sugere que a inflação do G7 está formando um fundo local de 2 a 3 por cento antes de explodir ainda mais. Ainda assim, enquanto a inflação estava acima da meta, o BOC e o BCE cortaram as taxas esta semana.
Hayes escreve: “O BOC cortou a sua taxa básica enquanto a inflação está acima da meta”. “O BCE também fez o mesmo.”
Ele afirma que o iene fraco é o verdadeiro problema. Ele acredita que Yellen interrompeu o aumento das taxas e está concentrada em manter o sistema financeiro global sob o controle dos Estados Unidos.
Se o iene não for fortalecido, a China pode desvalorizar o yuan para competir com o iene barato do Japão, colocando em perigo a Pax Americana, uma época de estabilidade e ordem mundial influenciada pelo poder e influência dos Estados Unidos.
A taxa de câmbio do dólar-iene pode mudar significativamente se a Fed reduzir as taxas em sua próxima reunião de junho enquanto sua medida de inflação estiver acima da meta. Hayes tem dúvidas sobre a disposição da Fed de reduzir as taxas, considerando a pressão política causada pelo aumento dos preços. Ele espera que o Federal Reserve continue em seu caminho.
O mercado de criptomoedas já se prepara para mudanças devido às reduções de taxas implementadas pelo BOC e pelo BCE. Hayes inicialmente previu que essas mudanças aconteceriam durante o simpósio do Federal Reserve por volta de agosto. Mas há uma tendência evidente. Os ciclos de flexibilização estão começando nos bancos centrais.
Hayes afirma: "Sabemos como jogar este jogo." “Jogamos o mesmo jogo desde 2009, quando Satoshi nos deu o Bitcoin para derrotar as finanças tradicionais.”
Ele sugere operar compras de Bitcoin e outras criptomoedas. A estratégia de investimento deve ser adaptada às mudanças no cenário macro. Ele acredita que os banqueiros centrais serão desafiados pelo aumento do mercado de criptomoedas. “Adiante, porr*!” Ele exulta.
LEIA TAMBÉM