A Solana é uma das principais criptomoedas do mercado. Com um crescimento exacerbado, a Solana está sendo considerada a 5°maior moeda do mundo
A Solana (SOL) é uma das criptomoedas do mercado com maior evidência ultimamente. Essa valorização recente chamou a atenção de muitos investidores ao redor do planeta, pois, alguns dos diferenciais do projeto são as transações mais rápidas, seguras e escaláveis.
A SOL está surpreendendo diversos investidores e analistas nos últimos tempos. Depois de despecar de forma incrível, uma porcentagem de 94% em 2022, a criptomoeda já atingiu inúmeros recordes.
Em 2023 ela teve uma grande valorização, de 470%, e viu a sua capitalização de mercado aumentar de forma significativa, chegando aos valores de US$ 52 bilhões. Com a alta da SOL, muitos investidores passaram a olhar a criptomoeda com mais carinho. Mas será que é válido investir nesta criptomoeda?
Entenda abaixo como funciona a Solana, como a moeda foi criada, o que a faz ser tão diferente das outras, o motivo da sua cotação ter disparado recentemente e também como investir em tokens Sol.
Solana, ou SOL, é uma plataforma de blockchain de camada 1 (layer 1 ou então L1), criada para facilitar as transações, deixando-as mais ágeis e seguras, buscando aumentar a capacidade de processamento de transações de sua blockchain.
A rede suporta a criação de contratos inteligentes e o desenvolvimento de aplicativos descentralizados, também conhecidos como Dapps, além de NFTs, jogos e outras aplicações.
Na prática, é como se fosse uma concorrente de blockchains famosas como a Ethereum, só que com algumas vantagens de destaque.
A SOL, no entanto, é o criptoativo nativo da blockchain da Solana. Tudo que é criado através dos contratos inteligentes na blockchain da Solana, utiliza a SOL como pagamento de taxas ou lastro de operações.
O token SOl tem se mostrado muito lucrativo em um período recente. Suas altas de preço nos últimos tempos, estão fazendo com que cada vez mais investidores o incluam nas suas carteiras de criptomoedas.
A plataforma da Solana existe desde 2017 e foi fundada por Anatoly Yakovenko. A função principal do desenvolvedor é escalar as transações, deixando elas mais eficazes e rápidas.
A escalabilidade e a velocidade da Solana se dão principalmente pelo mecanismo de consenso usado, chamado proof-of-history (PoH) ou, em tradução ao português, "prova de história". Com isso, é possível alcançar consenso e validar transações, verificando a passagem do tempo entre eventos.
Esse é o mecanismo responsável por possibilitar a blockchain, validar muitas transações por segundo, aumentando de forma exponencial a eficiência da rede.
Os principais diferenciais da Solana envolvem a agilidade e escalabilidade das transações, em relação a outras blockchains, além das taxas de transações serem mais baixas.
Algumas das funcionalidades que contribuem para a velocidade da rede da Solana são:
LEIA TAMBÉM