O crédito consignado é uma modalidade onde as parcelas da dívida são debitadas diretamente no pagamento
Todo empréstimo consignado possui determinadas restrições. Essa linha de crédito é disponibilizada apenas para um grupo seleto de pessoas, estando restringida também aos convênios de empréstimo consignado.
Mas, o que seria isso exatamente? No artigo abaixo, vamos entender um pouco mais do que seria essa operação financeira e tudo o que se aplica a ela. Fique atento!
O crédito consignado é uma modalidade onde as parcelas da dívida são debitadas diretamente no pagamento. Está disponível para Servidores Públicos, pensionistas e aposentados do INSS e funcionários de empresas privadas conveniadas com as instituições financeiras.
Os descontos no pagamento não podem ser evitados, uma vez que são automáticos. Sendo assim, existe a garantia de que os bancos receberão o montante emprestado em sua totalidade, sem risco de inadimplência.
Essa margem de garantia possibilita que o empréstimo seja liberado sem burocracias e consultas aos órgãos de proteção ao crédito. Além disso, o baixo risco também possibilita a cobrança das menores taxas de juros, variáveis de banco para banco.
Nesse âmbito da consignação de crédito, vamos entender melhor o que são os convênios do empréstimo consignado e todas as suas diretrizes.
O limite de crédito nessa modalidade financeira é o que se chama de margem consignável. O valor das parcelas é determinado de forma que não ultrapasse o percentual de 35% do salário ou benefício. Desses 35%, apenas 5% podem ser utilizados como crédito no cartão consignado.
Quem recorre a um empréstimo consignado geralmente tem urgência no recebimento desse valor. Entre a solicitação e a disponibilização em conta, todo o processo varia de tempo em torno de 48 a 72 horas, dependendo das condições e instituições.
Entende-se por convênio de empréstimo consignado, o acordo entre o pagador do salário ou benefício – empresa ou órgão público – e o cedente do crédito. Em suma: os interessados nessa modalidade de crédito não conseguem fazer a solicitação em qualquer banco ou instituição.
É necessário, antes de qualquer coisa, verificar se o empregador é conveniado com a financeira. Deve-se verificar também a possibilidade de liberação da linha de crédito e qual percentual de juros cobrado dentro do valor requerido.
Existem alguns tipos de convênio existentes dentro do empréstimo consignado. A seguir, vamos abordar cada um deles e definir suas particularidades.
Pensionistas e aposentados que recebem o benefício pelo INSS podem fazer a solicitação do empréstimo no banco ou instituição conveniada. O valor da parcela do empréstimo ou o débito do cartão de crédito consignado é diretamente descontado no pagamento mensal.
Esses Servidores, obviamente, precisam buscar pelos bancos e instituições que tenham convênio direto com o Governo Federal. Estabelecidas pela Lei nº 8.112/90, as funções a se beneficiarem com essa modalidade de crédito, desde que não recebam diretamente da União, são:
Os Servidores Públicos Estaduais e Municipais são beneficiados com um número maior de instituições financeiras conveniadas. Inclusive os bancos regionais geralmente atendem esses clientes, desde que estejam enquadrados nas regras gerais.
Com isso, é sempre bom comparar as taxas de juros e o CET para escolher o banco que irá atender melhor em termos de benefícios. Sendo assim, a decisão desse ser feita com base em ampla pesquisa.
Os Servidores que podem solicitar o empréstimo consignado são:
Como os Estaduais, os Servidores Públicos Municipais devem escolher entre os bancos e instituições que tenham convênios de empréstimo consignado com os órgãos municipais.
O Militar interessado nessa modalidade de crédito deve escolher o banco que seja conveniado com o Exército, Marinha ou Aeronáutica.
Colaboradores de empresas privadas também podem conseguir a liberação de valores dentro dos convênios de empréstimo consignado. Mesmo sob os regimes da CLT é possível verificar com o departamento de RH, os bancos disponíveis.
LEIA TAMBÉM