O financiador autorizado funciona quase da mesma maneira que os bancos
No mercado financeiro de hoje em dia, existem pessoas que fazem empréstimos privados legais e existem os que cobram taxas de juros abusivas, o que caracteriza a ação de agiotagem. Um investidor de dinheiro pode ser definido como um grupo ou uma pessoa que é capaz de conceder pequenos empréstimos pessoais a pessoas ou grupos com necessidades financeiras, mas com uma taxa de juros mais alta, desde que não ultrapasse 12%.
Os altos riscos envolvidos no empréstimo privado são a razão das altas taxas de juros que eles cobram. Os “investidores” emprestam dinheiro para pessoas que não têm um histórico de crédito positivo e pessoas que não têm acesso a bancos.
O financiador autorizado funciona quase da mesma maneira que os bancos. Em geral, concedem empréstimos a pessoas com necessidades financeiras genuínas e, quando o pagamento é atrasado, não tomam medidas duras, como o assédio do mutuário, mas enviam cobranças.
Abaixo seguem algumas questões que se deve levar em consideração antes de optar pelo empréstimo privado e os cuidados para não cair em nenhum golpe de agiotagem e ter problemas sérios no futuro.
Primeiro de tudo, antes de procurar alguém que faz esse tipo de negociação, é preciso considerar todas as outras opções que possam estar disponíveis e que ajudarão a obter as finanças necessárias.
Verifique os termos do contrato que você celebrará com o investidor, porque geralmente os contratos vinculam as pessoas. Este contrato é uma obrigação para a segurança de ambas as partes, pois é uma exigência legal.
Analise se você será capaz de manter os termos, considerando suas obrigações financeiras e de rendimento, bem como pegar emprestado apenas o quanto é preciso, e não se deixar levar por enormes quantias nos quais serão impossíveis de quitar.
Certifique-se de entender completamente os termos do contrato e, especialmente, como você será obrigado a pagar o empréstimo em termos de tempo e taxas de juros. Estas informações devem ser comunicadas de forma abrangente pelo investidor com quem está lidando.
Você deve procurar por alguém que tenha boas referências. Evite apressar-se para obter o empréstimo privado antes de estar satisfeito com as condições. Lembre-se de que você é quem vai pagar, por isso é importante que tudo seja favorável .
Pense cuidadosamente antes de assinar um contrato que envolva uma ressalva. Uma advertência refere-se a um aviso que impede que determinadas ações sejam tomadas antes de informar a pessoa que emitiu esse aviso específico.
Também tenha cuidado se o prestamista pedir determinadas senhas ou se ele retiver documentos importantes, como seu carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, cartões de caixa eletrônico, etc.
Certifique-se de que o investidor escolhido lhe concederá o empréstimo com a devida diligência. Ele deve ser capaz de seguir os processos devidos para empréstimos, cobrar os juros dentro da legalidade e te dar todo o suporte necessário.
Deve existir também uma maneira em que o prestamista poderá se comunicar com seus clientes, de preferência com um escritório físico fixo há um bom tempo. Ele também deve estar presente para possíveis visitas em caso de dúvidas.
Veja também todos os benefícios que essa modalidade de crédito pode oferecer se efetuada tomando os devidos cuidados e se feita de forma consciente sem colocar em risco a saúde financeira do solicitante.
Não haverá assédio envolvido desde aquele momento em que você inicia todo o processo até o fim. Esses investidores operam de acordo com as diretrizes estipuladas pelas leis, ao qual arriscam consequências legais, como o pagamento de multas, etc.
Esses empréstimos sempre terão taxas de juros razoáveis de até 12% ao mês, ao contrário da agiotagem, que se baseia em taxas de juros muito altas, chegando a ser absurdamente abusivas.
Dependendo da sua renda, sempre que você quiser pegar dinheiro emprestado de um prestamista, você pode ter certeza de obter um empréstimo até um limite específico. Os critérios para determinar o quanto é elegível são basicamente padronizados.
O processo para a liberação do valor solicitado também é muito eficiente. A espera entre a solicitação e a aprovação do crédito é notavelmente menor se comparada com outras instituições financeiras. Acontece em questão de apenas alguns dias.
Existem dois tipos de empréstimos na modalidade privada:
É quando, para você obter um empréstimo, o ativo garantido deve valer mais do que a quantidade de dinheiro que se está pedindo mais o montante de juros que será cobrado.
Após a assinatura dos seus direitos sobre os seus ativos prometidos, o credor irá manter seus títulos e formulários de transferência e mantê-los em standby caso você não aja de acordo e acabe inadimplente com o valor emprestado.
A vantagem destes empréstimos garantidos é que as chances de obter uma quantia maior, são maiores, e vêm com taxas de juros relativamente baixas, o que possibilita um pagamento correto e sem esforços.
Aqui você acaba de pedir emprestado uma quantia de dinheiro com apenas uma promessa de proteger o investimento do credor no caso de qualquer inadimplência.
Não há ativos envolvidos e o credor só pode tomar medidas legais envolvendo processos judiciais contra o inadimplente. O tribunal irá obrigar o devedor a pagar o montante em dívida.
Se eles não tiverem o valor dado, um pedido pode ser feito para a venda de sua propriedade para pagar o empréstimo. Isso, no entanto, não garante ao credor que ele terá seu investimento total de volta.
A vantagem desse empréstimo é que ele não representará um risco para os ativos do tomador e será mais rápido de processar. As desvantagens são as taxas de juros maiores e o limite menor para quanto você pode pedir emprestado.
Lembre-se que antes de obter uma modalidade de crédito desse tipo ou pensar em recorrer à agiotagem, leia o máximo que puder sobre as diferentes leis e regulamentos que regem a concessão do dinheiro.
Por mais que pareça relativamente seguro e fácil pegar valores emprestados de prestamistas, deve-se ter extrema cautela, porque é possível que se esteja caindo em um golpe de um estelionatário.
Com isso, tenha em mente a regra básica: nunca deposite dinheiro antecipadamente como sendo requisito para a obtenção do crédito solicitado. Afinal, só se deve efetuar pagamentos depois da dívida adquirida.
LEIA TAMBÉM