Economia / SERASA

Serasa bate o martelo e lança Calculadora de IPVA e guia fácil para pagamentos

A Serasa lança a calculadora de IPVA e um guia completo para ajudar motoristas a organizar o pagamento do imposto em 2025. Simule, planeje e pague sem surpresas

Serasa bate o martelo e lança Calculadora de IPVA e guia fácil para pagamentos - Imagem: Reprodução - Edição: Tribuna Financeira
Serasa bate o martelo e lança Calculadora de IPVA e guia fácil para pagamentos - Imagem: Reprodução - Edição: Tribuna Financeira

Para ajudar os motoristas a se planejarem de maneira mais eficiente, a Serasa acaba de lançar duas ferramentas importantes: uma calculadora de IPVA e um guia completo sobre o imposto.

Ambas têm como objetivo auxiliar na organização das finanças e garantir que o pagamento do IPVA seja feito sem surpresas.

A calculadora de IPVA da Serasa: como funciona e como pode te ajudar?

A calculadora de IPVA da Serasa foi criada com a finalidade de permitir que os motoristas consigam simular, com base em informações simples, o valor do imposto que será cobrado.

A partir dessa ferramenta, é possível calcular o valor do IPVA levando em consideração o ano de fabricação do veículo, o estado de registro do veículo e o valor do veículo.

Ao utilizar a ferramenta, o motorista poderá ter uma estimativa precisa do valor a ser pago, o que facilita a organização financeira. Isso é especialmente importante no começo do ano, quando muitas pessoas enfrentam a pressão de pagar outras contas simultaneamente, como contas de luz, água, telefonia e até mesmo material escolar.

Como exemplo, se você possui um carro de 2017 e ele está registrado em São Paulo, a calculadora da Serasa vai apresentar o valor do IPVA correspondente a esse veículo, considerando a alíquota do estado e o preço médio do modelo.

Esse tipo de simulação oferece uma noção exata do montante que você precisará pagar, permitindo um planejamento mais eficiente e evitando surpresas.

Leia mais: RG GRÁTIS! Inscrições abertas para brasileiros, saiba como conseguir!

Guia especial do IPVA da Serasa: o que você precisa saber

Serasa bate o martelo e lança Calculadora de IPVA e guia fácil para pagamentos - Imagem: Serasa - Edição: Tribuna Financeira
Serasa bate o martelo e lança Calculadora de IPVA e guia fácil para pagamentos - Imagem: Serasa - Edição: Tribuna Financeira

Além da calculadora, a Serasa também oferece um guia completo sobre o IPVA. O Guia do IPVA da Serasa contém informações detalhadas que podem ser extremamente úteis para quem precisa entender melhor o imposto.

Esse guia é atualizado anualmente e traz dados como:

  • Datas de vencimento do IPVA para cada estado do Brasil.
  • Percentuais de desconto para quem optar pelo pagamento à vista.
  • Formas de pagamento: como pagar o IPVA de forma parcelada ou integral.
  • Benefícios de pagar à vista: o guia também explica as vantagens de optar pelo pagamento total do imposto, com descontos significativos.

Além disso, o guia ainda apresenta dicas dos especialistas da Serasa sobre como o motorista pode se organizar financeiramente para não comprometer o seu orçamento com esse pagamento.

De acordo com Ana Carolina Ribeiro, coordenadora da Serasa,

"as despesas de início de ano podem ser um desafio, principalmente quando o pagamento de impostos coincide com outras contas importantes. O objetivo do nosso guia e da calculadora é dar as ferramentas necessárias para que os motoristas possam se planejar e evitar dores de cabeça financeiras."

Dicas para um bom planejamento financeiro do IPVA

Embora o IPVA seja uma despesa anual, ele pode se tornar um peso no bolso de muitos motoristas se não houver um bom planejamento.

Por isso, a Serasa oferece algumas orientações úteis para organizar as finanças, a fim de que o pagamento do IPVA não afete o orçamento familiar. Entre as dicas, destacam-se:

  1. Antecipação do pagamento: Caso o pagamento seja feito à vista, o motorista pode obter descontos consideráveis. Portanto, se possível, vale a pena antecipar esse pagamento para aproveitar essas vantagens.

  2. Planejamento do pagamento parcelado: Se você não tem a possibilidade de pagar o IPVA de uma vez, a Serasa também orienta que o pagamento seja feito de forma parcelada, de modo a não sobrecarregar o orçamento de uma única vez. Nesse caso, é possível parcelar o valor em até 12x, dependendo do estado e do aplicativo utilizado.

  3. Estabeleça uma reserva de emergência: Mesmo que o IPVA não seja uma despesa mensal, ele é um compromisso fixo de início de ano. Assim sendo, sempre que possível, reserve um valor para o pagamento do imposto, já no final do ano anterior, a fim de evitar imprevistos.

  4. Evite o esquecimento de prazos: Uma das principais dicas da Serasa é manter o controle sobre as datas de vencimento do IPVA. Perder o prazo de pagamento pode resultar em multas e juros, o que acaba tornando a dívida ainda maior.

Leia também: Nubank liga o alerta para todos os correntistas e emite comunicado geral

Como parcelar o pagamento do IPVA com a Serasa?

Uma das grandes inovações trazidas pela Serasa, em parceria com a Zapay, é a possibilidade de parcelar o pagamento do IPVA diretamente pelo aplicativo da Serasa.

Essa parceria tem o objetivo de facilitar a vida dos motoristas, oferecendo condições mais acessíveis de pagamento. Através do aplicativo, os motoristas podem:

  • Verificar pendências automotivas: Além do IPVA, é possível consultar multas, licenciamento e outras taxas diretamente no aplicativo.
  • Parcelamento em até 12x: O pagamento pode ser realizado via Pix ou parcelado no cartão de crédito, em até 12x.
  • Alertas de vencimento: A ferramenta envia notificações, garantindo que o motorista não perca o prazo e evite juros e multas por atraso.

Além disso, com essa funcionalidade, o motorista tem um controle completo sobre os seus débitos, o que ajuda a manter as finanças em dia.

Como evitar surpresas financeiras com o IPVA?

Evitar surpresas financeiras com o IPVA é possível quando se tem um bom planejamento. Assim sendo, confira algumas dicas adicionais para garantir que o pagamento do IPVA não comprometa o seu orçamento:

  1. Fique atento ao calendário de vencimentos: Cada estado possui um calendário específico para o pagamento do IPVA, de acordo com o final da placa do veículo. Verifique as datas de vencimento no Guia do IPVA da Serasa para não perder o prazo.

  2. Faça o planejamento de outras despesas anuais: O IPVA não é a única despesa anual que você deve considerar. De tal sorte que, ao planejar o pagamento do IPVA, lembre-se de incluir outras despesas fixas, como o licenciamento, e outras taxas que possam ser cobradas ao longo do ano.

  3. Utilize ferramentas de controle financeiro: Aplicativos como o da Serasa são ideais para o controle financeiro de débitos. Esses aplicativos enviam alertas e notificações que ajudam a não perder prazos importantes.