Investimentos / MINHA CASA MINHA VIDA

Tudo sobre Minha Casa Minha Vida: o que é, para quem serve, como contratar

O Minha Casa Minha Vida é uma modalidade de financiamento com recursos do FGTS, destinado a todas as família que moram em cidade urbanas

Redação Publicado em 15/06/2024, às 19h00

FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedin
Tudo sobre Minha Casa Minha Vida: o que é, para quem serve e como contratar - Reprodução
Tudo sobre Minha Casa Minha Vida: o que é, para quem serve e como contratar - Reprodução

O Minha Casa Minha Vida é uma modalidade de financiamento com recursos do FGTS, destinado a todas as família que moram em cidade urbanas e que possuem renda mensal até R$ 8 mil reais. Vale destacar ainda que esse renda mensal é a bruta. 

Vantagens do MINHA CASA MINHA VIDA

O programa disponibiliza descontos atrativos e taxas de juros melhores. No entanto, depende da renda mensal da família e localização, pois em casa cidade existe um valor liberado pelo programa.

Além disso, o programa oferece subsídios, que são basicamente um desconto a mais no valor do imóvel. Exemplificando, funcionada assim.

Quanto menor a renda familiar, maior será o valor da entrada que a Caixa irá pedir e, consequentemente, taxas de juros menores. 

Além do mais, o subsídio (desconto que o governo oferece) é maior. 

Agora, se a renda familiar for maior, menor será a entrada que a Caixa irá pedir e, proporcionalmente, taxas de juros maiores. 

Nesse caso, pode-se ter um subsídio menor ou, dependendo da renda, zero de subsídio. 

Em tese, isso acontece porque quem tem uma renda menor mensal, o banco entende que é necessário um valor maior de entrada, em outras palavras, o banco precisa de uma garantia maior. Portanto, ele pede uma entrada maior.

Agora, o contrário é a mesma coisa, ou seja, quem tem uma renda maior, o Banco entende que não é necessário tanto comprometimento, por isso, a entrada acaba sendo menor, e a taxa de juros maior. 

Meu imóvel do MINHA CASA MINHA VIDA com zero de ENTRADA

O programa Minha Casa Minha Vida oferece a possibilidade de algumas famílias comprarem seu imóvel com ZERO DE ENTRADA. Isso varia muito, pois o que determina é o perfil de quem está financiando além do valor do imóvel. 

Imóveis mais baratos e pessoas com renda bruta menores, tem mais chances de ter seu primeiro imóvel com uma entrada mínimo ou até mesmo zero de entrada. 

Como contratar o MINHA CASA MINHA VIDA

Para contratar e ter todos os benefícios que o programa Minha Casa Minha Vida oferece aos brasileiros é muito simples. É possível contratar de forma individual ou por meio de alguma construtora que está vendendo algum imóvel e por entidade organizadora vinculada a um empreendimento pela caixa.

Atualmente, muitos construtores individuais têm construído casa menores, para o público do minha casa minha vida. 

Para conseguir um financiamento no programa baste se dirigir a uma correspondente bancária vinculada à Caixa Econômica Federal para fazer uma simulação e entregar os documentos. 

Depois de aprovado é gerado um contrato no qual a família irá assinar e aguardar a entrega do imóvel. 

É bom lembrar ainda que este imóvel pode estar pronto ou na planta. Em tese, os imóveis que estão na planta além de ter um valor menor, pode-se existir uma condição de parcelamento da entrada maior. 

Portanto, a facilidade e valorização é certa!