Com o mercado de investimentos crescente, talvez seja a hora de investir o seu dinheiro em outro país. Assim acompanhe esse guia para aplicação.
A globalização veio para mostrar às pessoas que é viável fazer investimentos internacionais, mesmo morando em um país diverso. Com isso o brasileiro percebeu a variedade de opções que tem acesso para aumentar o seu portfólio de aplicações.
Dessa maneira viemos mostrar a esses investidores o quanto é confiável diversificar a carteira de ativos com empresas estrangeiras. Assim o retorno financeiro será maior caso o dinheiro do outro país tenha cotação maior que o real. Então vamos ganhar dinheiro com ativos vindos do exterior?
Sabemos que em tudo na vida há ganhos ou perdas. Para o mercado de ativos essa regra não é diferente. No entanto, o investidor terá as opções de ingressar em mercados que sejam mais volátis ou não. Assim sendo, entender o seu perfil de investidor trará uma perspectiva em quais investimentos deverá entrar.
Também é interessante listar as vantagens e desvantagens para assim ter a certeza e poder dar o pontapé inicial. Portanto relacionamos alguns prós e contras na hora de investir dinheiro em outro país, tais como:
O principal ponto nas vantagens é o poder da diversificação de ativos na carteira. Particularmente, a decisão de ter diversos títulos de instituições aumenta o retorno de ganhos nos rendimentos. Mas caso ocorra a perda, a diversificação na carteira de ativos ajudará a equilibrar ou mesmo diminuir os danos.
Outro ponto a se pensar diz respeito a se prevenir dos riscos econômicos que um determinado país pode vir a enfrentar. Desse modo, a compra de ativos estrangeiros aumenta as chances de proteção ao patrimônio.
Basicamente os contras de estar investindo em capital estrangeiro também tem haver com relação à moeda. Isso porque as flutuações no mercado de câmbio, ou mesmo as oscilações de mercado, afetam diretamente na rentabilidade do portfólio de investimentos.
Se até aqui a leitura te animou, e acredita que é uma boa ideia investir fora do Brasil, saiba quais meios você poderá ingressar nesse mercado.
Fica a critério de cada país como será o regulamento do mercado de capitais em seu país. Todavia o investidor deverá avaliar a situação econômica do país, e a força de sua moeda.
Após essa avaliação, a busca por uma corretora que esteja dentro das normas do sistema financeiro do país, será outro ponto a ser observado. Terminado essa primeira avaliação e tendo escolhido a empresa para ingressar no sistema financeiro estrangeiro. Normalmente as etapas seguintes serão esses passos:
A princípio esse primeiro contato é bom para que se analise as taxas e custos cobrados. Assim como os serviços oferecidos por ela. Especificamente a melhor corretora será aquela que te ofereça aplicações adequadas aos seus objetivos.
Os documentos exigidos podem variar em cada corretora. Mas o normal é pedir:
Geralmente as corretoras oferecem aplicativos em celular ou site para a abertura de conta.
Nessa etapa, além das informações fornecidas haverá a avaliação para a aprovação ou não do cliente.
Pode ser que peçam a cópia ou a digitalização dos documentos. Dessa forma entregue como pedido.
Sendo aprovado, o passo seguinte é o primeiro depósito a ser realizado. Nesse caso as opções serão ofertadas pela própria corretora.
Havendo fundos na conta, será fornecido o ingresso na plataforma de negociação. Em vista disso, comece a investir no ativo que melhor te atenda.
Atualmente as melhores opções no mercado financeiro, isto é, os investimentos de títulos de renda variável ou fixa são:
Como comentado acima, escolher por investimentos fora do país dá mais segurança ao investidor principalmente em épocas de recessão econômica. Contudo, o outro lado da moeda está em ter cuidado com as oscilações do câmbio e com o mercado internacional.
Isso porque as decisões políticas e mercados macroeconômicos do país, irão afetar as empresas nas quais você leitor estará investindo. Logo, acompanhe as negociações do mercado através das corretoras de valores, bolsas de valores ou outra instituição financeira que estejam os seus ativos.
LEIA TAMBÉM