Hoje a Alemanha possui 800 mil vagas abertas para trabalhar. Por isso confira se a sua área de formação está escassa no país, e mude para novos ares.
Caso você leitor tenha o interesse em trabalhar na Alemanha, saiba que está havendo escassez de mão-de-obra de colaboradores. Segundo relatórios do país, faltam trabalhadores em mais de 70 áreas profissionais. A falta de funcionários fez com que estejam abertas mais de 150 mil vagas de emprego pelo país.
Por isso, separamos as 25 funções mais procuradas no momento. Vejam a lista a seguir e saiba o que fazer para conquistar o seu visto para trabalhar na Alemanha.
Você profissional que esteja querendo mudar de país ou mesmo esteja desempregado, temos uma ótima notícia para te dar. Ao passo que a Alemanha está procurando por colaboradores para trabalhar pelo país. Sendo assim as 25 áreas com maior necessidade de trabalhadores são:
Lembrando que existem mais áreas de atuação que necessitam de profissionais qualificados. Desse modo, separamos os que têm mais vagas em aberto.
De acordo com dados do Portal Eures, a quantidade aproximada de vagas em aberto está na faixa dos 800 mil. Assim sendo, o melhor a se fazer é abrir páginas que divulguem trabalho no país. Após isso enviar o currículo para a empresa na qual tenha o cargo compatível com o seu perfil.
Além do que sugerimos que ao enviar o seu currículo, mande cartas de recomendação e observe em qual idioma está descrito a vaga. Uma vez que pode estar em inglês, ou qualquer outra língua estrangeira, além do alemão.
Apesar dos acordos nos quais a Alemanha faz parte, os profissionais da Europa não atendem toda a demanda necessária. À medida que cidadãos do Espaço Econômico Europeu-EEE e da União Europeia-UE, não precisam de vistos de trabalho para exercer a sua atividade por lá.
Enquanto qualquer outro indivíduo de outra nacionalidade devem pedir vistos para residir e trabalhar no país. Mas agora com essa nova demanda, o Governo entrou na linha de frente e fez algumas adaptações.
Tudo para garantir de forma mais rápida trabalhadores. Nesse caso, a medida adotada será a imigração de profissionais qualificados. Diante disso modificaram algumas emendas da lei com o propósito de suprir essa carência de colaboradores, ficando:
Depois de ter a documentação validada e sendo aceito para ocupar a vaga, o novo colaborador terá as seguintes regalias na Alemanha. Isso inclui: entrada da família para moradia junto a esse trabalhador e flexibilidade para obter o Cartão Azul da UE.
Sabemos que para obter qualquer visto estrangeiro necessita de alguns critérios de avaliação. Por isso não seria diferente para sair do Brasil e trabalhar em outro país.
Particularmente, o brasileiro deverá fazer o seguinte encaminhamento. A princípio ter a oferta de emprego de uma empresa situada na Alemanha. Inclusive a organização deverá emitir contrato de trabalho, especificando que não há trabalhador na UE que possa assumir o cargo.
Já a partir daqui, fica ao encargo do brasileiro organizar toda a papelada necessária para apresentar ao Consulado Alemão situado no Brasil. Quando o profissional for fazer a entrevista na Embaixada, levar os documentos exigidos.
Dessa maneira, a documentação será: Passaporte; Diploma e qualificações profissionais; Contrato de Trabalho; Currículo; Seguro Sáude; Comprovante de residência na Alemanha; Formulário preenchido do Visto de Trabalho.
Com tudo correto e com as passagens compradas para a Alemanha, o colaborador brasileiro deverá se atentar aos seguintes procedimentos. Ao chegar na cidade que irá residir, faça seu cadastro no Serviço de Registro de Residentes.
Por fim, o trabalhador deverá solicitar o visto de residência junto ao Governo alemão e abrir uma conta bancária no país.
LEIA TAMBÉM