A nota especial de zero euros já foi emitida anteriormente em outra época; ela vale mais simbolicamente do que financeiramente desta vez.
Apesar de não ser uma novidade a nota de zero euro chama a atenção mesmo depois de quase 10 anos de seu lançamento. Ela foi produzida inicialmente em 2015, com mais de 2500 modelos diferentes feitos em 30 países da Europa.
Essas notas são comemorativas, e parecidas com a moeda de um real das Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016. Elas têm valor colecionável, e servem como meio de preservar a memória de eventos históricos.
A previsão de sua circulação é a partir de julho de 2024, e a nova nota homenageia o desembarque na Normandia, ocorrido em 6 de junho de 1944, e que o 80º aniversário foi celebrado recentemente. Esta edição, também limitada a pouquíssimas unidades, terá apenas 3000 delas produzidas.
Esta data também é conhecida como o Dia-D, pois foi quando aconteceram os desembarques da Normandia aconteceram, um ponto de virada fundamental na Segunda Guerra Mundial. Sob o nome codificado de Operação Neptuno, a operação iniciou a libertação dos territórios europeus ocupados pelos alemães e estabeleceu as bases para a vitória dos Aliados na Frente Ocidental.
Por mais que a nota tenha uma função meramente comemorativa e não tenha curso legal, ela não pode ser usada para comprar alguma coisa. Assim como as moedas temáticas de pontos turísticos, a nota é um presente colecionável produzido com as mesmas técnicas de qualquer outra nota de euro.
Essas notas não são falsas. Elas serão confeccionadas pelo Banco Central com os mesmos padrões de qualidade e segurança, assim como qualquer outra com valor. A diferença está apenas na arte estampada, que marca um momento importante da história da Europa e do mundo.
A nota de zero euro será produzida pela Oberthur Fiduciaire e venda pela Euro Banknote Memory. Outras notas comemorativas, feitas em diferentes países da Zona do Euro, podem ser compradas online, em museus ou locais turísticos. O custo varia entre 6 e 15 euros, variando conforme a edição e a raridade.
Desta forma, além de ser um item colecionável, esta nova nota também servirá como um lembrete de um momento muito importante da história moderna e preservando a memória do Dia-D para futuras gerações.
O Euro é a moeda oficial de 19 dos 27 países membros da União Europeia (UE), conhecidos coletivamente como a zona do euro. Introduzido no ano de 1999 como moeda eletrônica e em 2002 como forma de papel-moeda e moedas, o Euro é administrado pelo Banco Central Europeu (BCE) e pelos bancos centrais dos países da zona do euro.
A adoção do Euro tem como objetivo facilitar o comércio e a integração econômica entre os países membros, eliminando as flutuações cambiais e reduzindo os custos de transação. Além de ser a segunda moeda mais negociada no mundo, atrás apenas do dólar americano, o Euro também é uma das principais moedas de reserva internacional.
A introdução do Euro trouxe vantagens significativas, como a estabilidade de preços e a facilitação do turismo e do comércio intraeuropeu.
LEIA TAMBÉM