NASDAQ

O que é NASDAQ e como investir em uma das bolsas mais bem vistas do mundo

Caso tenha dúvidas de como investir, uma ótima opção é pela NASDAQ. A segunda maior bolsa de valores do mundo, com ações em diversos segmentos.

Pollyana Ferreira Publicado em 06/06/2024, às 17h00

FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedin
O que é NASDAQ e como investir em uma das bolsas mais bem vistas do mundo - Reprodução
O que é NASDAQ e como investir em uma das bolsas mais bem vistas do mundo - Reprodução

Alguma vez você já escutou falar sobre NASDAQ? Pois saiba que o nome se refere a uma bolsa de valores. Sua origem é americana e está em segundo lugar no mercado de capitais mundial. Nesse caso, ela só perde para a Bolsa de Valores de Nova York-NYSE em número de capitalização de mercado.

De antemão trouxemos o histórico dessa icônica bolsa, como também explicaremos como investir seu dinheiro nela. Então, caso você seja um entusiasta de empresas do ramo da eletrônica, biotecnologia, informática, alta tecnologia e telecomunicações. O lugar de investimento das suas finanças será na Nasdaq.

O que é Nasdaq

No Brasil a tradução de sua sigla seria basicamente, Associação Nacional de Corretores de Títulos de Cotações Automáticas-NASDAQ. Mas apesar de ser a segunda maior bolsa de valores do mercado, as  suas ações são de empresas de pequeno e médio porte em sua pluralidade.

No entanto, o seu diferencial está em ter o foco nas organizações de tecnologia. Como por exemplo: Microsoft, Google, Meta, Apple, etc. Diante do seu impacto na economia, falaremos o que é a Nasdaq, seu surgimento e importância, que foi:

Histórico Nasdaq

A NASDAQ sempre foi inovadora desde a sua criação em 1971. Isso se deve pelo fato dela ter nascido automatizada desde o início de suas operações. Os recursos para sua abertura de capital foram mais simples e em conta do que a NYSE. 

Mas antes de seu início o mercado de capitais americano estava passando por alguns dilemas. Isso porque o órgão regulador, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos-SEC, observaram pouca transparência no mercado. Por isso foi certeiro na época a sua criação pautada na automatização.

Ou seja, todo sistema de negócios é informatizado, saindo do óbvio pregões físicos. A bolsa Nasdaq acabou também por ser única devido ao fato de operar no mercado de títulos públicos. Desse modo, ao cotar suas ações em tempo real, contribuiu também para o mercado de balcão.

Já nos anos 2000, com o crescimento desenfreado das empresas de tecnologia, elas que antes eram menores, abriram seus capitais na NASDAQ. Como consequência, o mercado de ações alcançou um patamar diferente do que havia atingido até aquele momento.

Sobretudo com a diversificação de ações em diversos segmentos do mercado, acabou por ser criado o índice Nasdaq. Que nada mais é o ramo de atividade de cada empresa na economia. Tal como ficou:

NASDAQ 100

Refere-se às 100 maiores organizações não financeiras listadas em seu quadro. Igualmente não poderá estar em situação de recuperação judicial. As negociações de suas ações tem que bater uma média diária de US$200 mil.

NASDAQ Composite

Sendo o seu principal índice, lista o capital de todas as empresas que fazem parte da bolsa. 

NASDAQ Financial 100 Index

Exibe as performances das 100 maiores ações de empresas do setor financeiro, com exceção dos bancos e seguradoras.

NASDAQ Biotechnology Index

Composto por ações de biotecnologia e farmacêutica

NASDAQ Bank Index

Ações de empresas do setor bancário;

NASDAQ Computer Index

Para empresas de tecnologia que fabricam software e hardware para computadores.

NASDAQ Industrial Index

Atendem as ações de indústrias.

NASDAQ Transportation Index

Faz a medição da atuação média das ações do ramo de transportes.

NASDAQ Telecommunications Index

Atendem as ações de telecomunicações.

NASDAQ Insurance Index

Por último e não menos importante, as ações das seguradoras.

Funcionamento das ações NASDAQ

Com uma gama de ações de diversas empresas de diferentes mercados, suas ações mostram o aquecimento ou resfriamento das empresas na economia. Entretanto, para comprá-las do Brasil, tem que solicitar a abertura de uma conta em uma corretora de valores americana.

Caso ache burocrático o processo, o futuro cliente poderá comprar Fundos de Índices-ETFs. A fim de replicar os índices da bolsa de ações de tecnologia

Tal como as ações Brazilian Depositary Receipts-BDRs, fazem a replicagem de valores mobiliários de empresas que estejam no rol de ativos da NASDAQ.